Xadrez competitivo de Praia Grande treina no Boqueirão e no Tupi


Grupo da Cidade reúne mais de 50 atletas

Os polos de treinamento e desenvolvimento competitivo de xadrez feminino e masculino de Praia Grande (Secretaria de Esportes e Lazer – SEEL) funcionam em dois endereços: no Centro de Excelência Professor João Carlos Ribeiro Manso Júnior (localizado na esquina das ruas Arari e Carimbó, Bairro Tupi – anexo ao Ginásio Rodrigão – Avenida Presidente Kennedy, 5593, Bairro Tupi) e no Espaço Conviver Boqueirão (Avenida Presidente Castelo Branco, s/nº, esquina com a Rua Pernambuco, Bairro Boqueirão).

No Tupi, os treinamentos ocorrem de segundas as sextas-feiras, das 9 às 11 horas e das 13h30 às 16h30. No Boqueirão, há ensinamentos as sextas-feiras, das 17 às 22 horas. Atualmente, mais de 30 atletas integram as equipes municipais sob orientação técnica da professora de educação física Rosangela Domingos de Andrade Coelho, de 45 anos.

Pós-graduada em Medicina Chinesa, a professora é formada em arbitragem pela Confederação Brasileira de Xadrez. “No polo de competição minha meta é formar atletas e conquistar resultados para a Cidade. Os treinos são constantes em busca de evolução com exercícios de raciocínio, estudos teóricos e práticos, como analisar as partidas dos melhores jogadores do mundo. Em 2019, vamos brigar por medalhas na fase final dos Joguinhos sub-18 e também nos Jogos Regionais com as turmas sub-20. O principal objetivo é classificarmos os times feminino e masculino para os Jogos Abertos do Interior”.

Atletas – Estudante do Colégio Objetivo de Praia Grande e residente no Bairro Boqueirão, o enxadrista Ricardo de Lima Primo, de 16 anos, começou na modalidade há 10 anos. “Conheci o xadrez por meio do Programa da escola. Queria praticar alguma atividade diferente e encontrei um jogo muito legal, que me desafia o tempo todo. Em 2019, quero ser campeão da fase final dos Joguinhos e ajudar nosso time nos Jogos Regionais”.

Morador do Bairro Vila Sônia, o jovem André Nascimento Melo, de 15 anos, estuda na Escola Técnica (ETEC) Estadual de Praia Grande. “Comecei na modalidade há uns cinco anos, no PIC da Vila Sônia. Meu primeiro contato com o xadrez foi por curiosidade. Via as pessoas jogando e queria conhecer mais sobre aquele esporte de tabuleiro. Desde 2017, compito pela seleção municipal. Espero que neste ano conquistemos bons resultados nos Joguinhos, nos Jogos Regionais e assim, obtendo vaga para os Jogos Abertos”.

Amanda Rosa Lima, de 14 anos, é aluna do Colégio Universo e moradora do Bairro Antártica. Há um ano iniciou na prática da modalidade. “Queria praticar algum esporte e fiz um teste no polo que havia no Ginásio Magic Paula. Passei e me encantei com o xadrez. Neste ano, vamos disputar a fase final dos Joguinhos pela primeira vez e estamos muito entusiasmadas para realizar uma boa competição”.

Dados – A SEEL de Praia Grande oferta gratuitamente aos munícipes polos para treinamento e desenvolvimento competitivo em 23 modalidades esportivas: atletismo, basquete, biribol, capoeira, caratê, futebol, ginástica artística e rítmica, handebol, hidroginástica, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, xadrez e ainda, atletismo e natação para pessoas com deficiência (PcD). A competição é coordenada pelo diretor do Departamento Esportivo da SEEL Cláudio Camarão.

As aulas destinam-se a meninos e meninas de diversas faixas etárias – inclusive pessoas com deficiência (PCD) física, intelectual ou visual, de segundas as sextas-feiras, em mais de 10 Bairros da Cidade. Para participar de qualquer polo, o interessado tem duas possibilidades: integrar as turmas de iniciação do Programa Superescola (e quando indiciado pelo professor responsável ser encaminhado para a equipe de competição) ou fazer um teste diretamente na equipe de competição. Para tanto, basta comparecer ao local dos treinamentos, com documento de identidade (de preferência com foto) e passar por avaliação técnica realizada pelos técnicos responsáveis por cada modalidade. Outras informações podem ser obtidas no telefone 3496-5609.

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close