“Chá Solidário” une criatividade, beleza e solidariedade em Praia Grande

“Chá Solidário” une criatividade, beleza e solidariedade em Praia Grande
Evento organizado pelo Fundo Social tem renda revertida para obras beneficentes
14/6/2019

Mais de 500 pessoas participaram da 3º edição do “Chá Solidário”, realizado na quinta-feira (13), no Palácio das Artes, em Praia Grande. O evento foi realizado pelo Fundo Social de Solidariedade e tem cunho beneficente. Este ano, a parceria foi com o Centro de Cultura Dalton Pinheiro Pedroso, que realiza obras sociais na Cidade. Toda a renda será revertida em apoio das duas entidades participantes.

Ao todo, 43 mesas foram montadas com os mais diversificados temas e inspirações. Os participantes compraram cada mesa com dez lugares e puderam abusar da criatividade na composição dos enfeites e arranjos. Flores, frutas, doces, tecidos e objetos foram usados pelos criadores das mesas temáticas.

De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, a ideia foi iniciada há sete anos, com o “Chá das Mesas” que serviu de inspiração para o “Chá Solidário”. “Eu fico emocionada quando chego no salão e vejo o capricho de todas na montagem das mesas. A cada ano elas se superam. Elas são as responsáveis pela beleza deste momento solidário e maravilhoso”.

O Centro de Cultura é destacado por Maruca como grande parceiro das atividades sociais em 2019. “Este ano já nos ajudaram por meio das doações de óculos para crianças da rede pública de ensino, doaram enxovais para as mães no Hospital Irmã Dulce. É um trabalho muito bonito”.

Para o Fundo Social, a renda do evento ajuda na aquisição de cadeiras de rodas para crianças e adultos da Cidade, muitas vezes situações que exigem demandas urgentes. “A secretaria de Assistência Social faz a parte dela e nós do Fundo Social damos um reforço quando necessário”.

O Chá Solidário contou com a participação de presidentes dos Fundos Sociais de outras Cidades da Baixada Santista. Santos, com Maria Ignês Barbosa; Itanhaém, com Daily Kubagawa Gomes e Peruíbe, com Valéria Leme Gama.

O evento contou com o show do cantor, Fábio Jorge, que animou as participantes e fez muita gente dançar. Também houve o sorteio de brindes, doados pelos colaboradores.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, visitou o Chá Solidário e participou da entrega dos prêmios às mesas vencedoras. “É fantástica a mobilização das mulheres da Cidade em razão das causas sociais. Cada ano há o envolvimento de uma entidade filantrópica que se envolve realmente em ações beneficentes do Município, podendo fazer aquilo que as vezes a Administração Municipal não consegue resolver devido à burocracia para compra de materiais especiais. A Maruca se dedica muito a estas causas, espontaneamente, com o coração, sem envolvimento político”.

Confira a relação de mesas campeãs.

Na categoria ‘Beleza’ primeiro lugar para Eloisa Ojea, que contrastou em uma mesa retangular plantas suculentas, sousplat em rendas e louça branca com detalhes em dourado. “É muito gratificante. A gente fica esperando esta data, pensando no que vai fazer e prepara tudo com muito carinho. Me inspirei em uma mesa de jantar, juntei elementos e surgiu esta mesa”.

Em segundo lugar ficou a mesa montada por Jussara Pupo, que combinou tons de beterraba e verde musgo, e na terceira colocação a mesa de Roberta Guedes, com biscoitos em formato de animais e arranjos de flores na cor rosa.

Na categoria ‘Criatividade’ o primeiro lugar foi para a mesa de Célia Ferreira que montou um ateliê de costura com doces em formato de botão, carreteis de linha enfeitando a mesa e um bolo esculpido em formato de máquina de costura. “Como trabalho com costura, eu mesmo faço minhas roupas, achei que era um tema legal para trabalhar. Estou muito feliz”.

Em segundo lugar ficou a mesa da Apae-PG, inspirada na África com direito a girafa de pelúcia e louça temática, e em terceiro lugar a mesa de Josy Maia, inspirada no esporte, com direito à pista de corrida e medalha na composição.

Na categoria “Luxo”, primeiro lugar para a vice-prefeita de Praia Grande, Maura Lígia Costa Russo, que sempre prestigia o Chá Solidário e dessa vez levou o tema romantismo para sua mesa.

“Acho que a gente precisa por um pouquinho de amor em tudo que faz e acho que falta um pouco disso nos dias de hoje. Preparei tudo sem intenção de ganhar, mas pensando no carinho que o evento merece. Caprichei nas flores, acho que estava sobre o efeito do dia dos namorados”, brincou a vice-prefeita.

O segundo lugar ficou com a mesa de Amanda Prates, que abusou dos limões sicilianos, presentes nos enfeites, no arranjo e até na estampa da toalha da mesa. O terceiro lugar ficou com Regina Mainente que usou lírios brancos no arranjo e doces finos na decoração.

Na categoria ‘Originalidade’, Ana Paula Mourelos ganhou em primeiro lugar com a mesa da Amazônia. Ela retratou diversos tipos de pássaros e outros animais e numa composição que contou até o som dos animais. “Estou muito feliz, trabalhei bastante para isso”, festejou Ana.

Em segundo lugar a mesa montada por Iglete Farisco, que teve como tema a savana africana. Cheia de detalhes inspirados nos animais e plantas. Em terceiro lugar ficou a mesa criada por Emy Muto, com pandas, bambus e detalhes em grama e cerca de madeira até no apoio dos pratos.

Na categoria ‘Artesanal’ a mesa campeã foi criada por Erica Bargas, que usou espelhos como sousplat, e focou em tons pasteis nos enfeites, vasos e arranjos de flores. “Essa é minha segunda vez. Em 2017 também fiquei em primeiro. Me sinto honrada e muito emocionada. Minha mesa foi inspirada na primavera, já tínhamos a louça e usamos a criatividade do grupo para vencer. Não esperava”. Nesta categoria não há segundo segundo ou terceiro lugares.

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close