Instituto Biopesca

O Instituto Biopesca é uma associação civil sem fins lucrativos criada em 1998 em Praia Grande, litoral sul de São Paulo, com o objetivo de colaborar com a conservação da fauna marinha, principalmente de tartarugas e toninhas (Pontoporia blainvillei), uma espécie pequena e tímida de golfinho. Esses animais são ameaçados ao interagirem com as atividades pesqueiras, uma vez que podem ficar presos na rede e morrerem ao não conseguirem ir à superfície para respirar.

Desde que começou seu trabalho, o Biopesca realiza parcerias com pescadores a fim de sensibilizá-los para a adoção de práticas sustentáveis de pesca. Essa relação se estabelece principalmente com o monitoramento periódico da organização junto a esses profissionais a fim de pesquisar a interação da fauna marinha com a frota artesanal de pesca.

A organização ainda integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O Biopesca também realiza ações de educação ambiental junto ao público em geral e estudantil em sua Sala de Educação Ambiental, em parceria com instituições diversas e em escolas da rede pública de ensino.

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close