Semana da Cultura Caiçara tem início neste sábado (25) em Praia Grande


Abertura será na Praça Portugal, com show de fandango e dança às 19 horas

Neste sábado (25), a partir das 19 horas, começa a 3ª Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande, uma grande festa que celebra os costumes e tradições dos povos que, originalmente habitam nosso litoral. De 25 a 31 de maio, a Cidade conta com diversos eventos gratuitos alusivos ao tema.

A abertura acontece sábado (25) às 19 horas na Praça Portugal, com a apresentação da DanceDaf – Arte em Movimento, e do grupo Impuros do Fandango, tocando o ritmo tradicional caiçara e colocando todo mundo pra dançar.

A programação segue no domingo (26), com atividades no Portinho de Praia Grande, das 9 às 18 horas. Feira de Artesanato e Gastronomia Especial, passeios de barco, visita ao Museu Ambiental, brincadeiras e apresentações musicais e teatrais recheiam a programação para todas as idades.

De 27 a 31 de maio, o Palácio das Artes apresenta as exposições “A Arte, o Meio e Nós”, na Galeria Nilton Zanotti, e “Nossas Vivências Caiçaras”, no Museu da Cidade. A visitação acontece das 14 às 17h30. A mostra “A Arte, o Meio e Nós” é uma reunião de trabalhos desenvolvidos pelos alunos das oficinas de Artes Visuais do Palácio das Artes. “Nossas Vivências Caiçaras” mostram fotografias especiais que retratam o tema.

O encerramento da festa será no dia 31 na Avenida Costa e Silva, com a Sexta Musical Especial Caiçara. A apresentação Ciranda Caiçara abre a noite às 19 horas, seguido de intervenção artística e show com a dupla Ricardo & Rudimar.

Cultura Caiçara – Os caiçaras são os habitantes tradicionais do litoral das regiões Sudeste e Sul do Brasil, formados pela miscigenação entre índios, brancos e negros. A base cultural do caiçara é formada pela pesca artesanal, agricultura, danças e artesanato. A preparação dos alimentos também chama a atenção, com a utilização da farinha e do peixe como base para os pratos.

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close