Praia Grande inicia estudos para determinar motivos de acidentes viários


Ação visa diminuir a gravidade dos acidentes e até evitar que eles voltem a acontecer

Para mapear e levantar possíveis ações necessárias em locais onde ocorreram acidentes viários com óbitos em Praia Grande no ano de 2018, a Secretaria de Trânsito (Setran) iniciou um serviço de análise crítica junto aos setores de Educação de Trânsito, Engenharia Viária e de Esforço Legal (fiscalização) da pasta. A intenção do trabalho, que conta com visitas técnicas e reuniões para exposição dos resultados e planos de ações, é diminuir a gravidade dos acidentes nos locais e até evitar que eles voltem a acontecer. O encontro mais recente, realizado na quinta-feira (9), contou com supervisores, agentes, diretores e secretário de trânsito.

Os locais das ocorrências foram apontados pelo Infosiga-SP (um banco de dados com informações de acidentes de trânsito do Estado, com dados relativos a quantidade de fatalidades e perfil dos acidentes e das vítimas). Em 2018, foram registrados 50 óbitos e todos estes endereços já passaram por visitas técnicas da Setran. Dentre os itens analisados está a necessidade de mudanças na sinalização e, até, a iluminação do local.

Os primeiros resultados efetivos já foram iniciados, como a melhoria da sinalização vertical no cruzamento da Rua Nicolau Paal com Avenida Milton Daniels, no Bairro Quietude, além de diversas ampliações viárias programadas para acontecerem a partir das próximas semanas.

Ainda que fatores externos possam estar relacionados a alguns acidentes, o secretário de trânsito, Marcelo Afonso Prado, destaca que a imprudência do próprio condutor tem fator decisivo nestas ocorrências. “Estudos mostram que uma das maiores causas dos acidentes, especialmente fatais, chama-se condutor de veículo. Ainda que tenhamos investido em melhorias estruturais e de sinalização, estatisticamente no mundo todo 75% dos acidentes são causados por falha humana”.

0800 – Relatos de acidentes e outras informações sobre o trânsito na Cidade podem ser obtidas através da linha gratuita e 24 da Setran, o 0800-7720194.

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close