Ecopontos Esmeralda e Quietude estão em construção em Praia Grande


A intenção da Sesurb é que os equipamentos sejam entregues até o final do ano

Para receber de forma adequada materiais recicláveis e encaminhá-los para o reaproveitamento, Praia Grande conta atualmente com 15 unidades Ecopontos, que junto com o serviço de Coleta Seletiva, é responsável pelo trabalho de recolha e recebimento de recicláveis na Cidade. E, atualmente, estão em construção dois novos equipamentos deste tipo na Cidade, nos Bairros Esmeralda e Quietude. A intenção da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), responsável pela obra, é que os equipamentos sejam entregues até o final do ano.

Os novos locais, assim como os já em funcionamento, receberão materiais de segunda a sábado, sempre das 8 às 17 horas. Os locais, que estão sendo instalados na Avenida Ana Pereira de França na altura da Rua Bruno Seabra, Bairro Esmeralda; e Praça Jorge Luis de Souza, na Rua das Acácias, Bairro Quietude; contarão com caçambas para o depósito de itens como plástico, vidro, madeira, podas de árvores e pequenas quantidades de entulho (até 2 m³ por descarte).

Todas as unidades recebem também pilhas e óleo de cozinha; os ecopontos Caiçara e Aviação recebem o descarte de pneus. E em 2019, além do Bairro Esmeralda e Quietude, outros três bairros devem receber um Ecoponto, são eles Tupi, Antártica e Guilhermina.

O secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, destacou a importância dos Ecopontos. “As unidades são ferramentas essenciais para a conservação da limpeza da cidade, além de incentivar a sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais. Desde que iniciamos o trabalho, a quantidade de itens descartados nestes locais vem aumentando, o que mostra que a população tem aderido cada vez mais a essa ideia ambiental”.

Endereços – Desde 2012, a Prefeitura disponibiliza na Cidade unidades Ecopontos.

Confira os endereços dos equipamentos em Praia Grande:

  • Aviação (esquina das ruas Jorge Alves Maciel e Jorge Hagge)
  • Sítio do Campo (esquina da Avenida do Trabalhador com Rua Saturnino de Brito, loteamento Guaramar)
  • Nova Mirim (Rua Martiniano José das Neves, 1410)
  • Mirim (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do nº 8462, entre as Ruas 26 de Janeiro e Aldo Coli)
  • Real (Rua Lilás, 429)
  • Maracanã (esquina da Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas com Rua Dorivaldo Francisco Loria)
  • Caiçara (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do número 13.684, esquina com Rua Maximina Ildefonso Ventura)
  • Boqueirão (Rua Guanabara com Praça 19 de janeiro)
  • Solemar (Avenida Presidente Kennedy, na altura do número 21.074, esquina com a Rua Cassimiro de Abreu)
  • Ribeirópolis (esquina das Avenidas Diamantino Cruz Ferreira Mourão e Agostinho Ferreira)
  • Ocian (Rua Gilberto Amado, 276)
  • Canto do Forte (esquina da Rua Xixová com Av. Ecológica Cinthia Giufrida)
  • Anhanguera (Rua Clovis Batista dos Santos – antiga Rua Particular, na altura da Rua José Barbosa de Andrade) – inauguração prevista para quarta-feira (16)
  • Vila Sônia (Rua Arnaldo Augusto Batista, dentro da Feira Confinada) – inauguração prevista para quarta-feira (16)
  • Melvi (Rua Leopoldo Augusto Miguez, entre às Ruas João Caetano e Marcelino de Oliveira – ao lado da Usafa Melvi) – inauguração prevista para sexta-feira (18).

Ampliação da Coleta – Os novos ecopontos farão parte das ações de ampliação do sistema de reciclagem da Cidade, que contarão ainda com o aumento do número de caminhões que realizam a coleta seletiva. Os novos veículos serão apresentados à comunidade na próxima sexta-feira (17), às 9h30, no Espaço Alvorada, Bairro Quietude. E a partir desta data, a coleta seletiva acontecerá sempre meia hora antes da recolha de lixo comum, passando a acontecer três vezes por semana (antes era uma única vez).

Durante o evento, além da presença dos novos caminhões, tratores e máquinas que atuam na manutenção urbana da Cidade também estarão presentes para o anúncio do início dos trabalhos do programa Cidade Total no Bairro Quietude.

Com as mudanças, a intenção da Prefeitura é dobrar a capacidade de recolha na Cidade. Somente de janeiro a dezembro de 2018, Praia Grande recolheu 10.385.320 kg de materiais recicláveis.

O diretor do departamento de Manutenção Ambiental, Marcelus Condé Machado, explicou que a ideia é que as pessoas criem o costume de separar seu lixo limpo com a mesma frequência do lixo comum. “Todos têm papel fundamental nesse trabalho, por isso, orientamos que as pessoas separem os itens reaproveitáveis dos orgânicos e, sempre que possível, identifiquem o material, utilizando uma sacola diferenciada na cor verde”.

Tipos de coleta – Praia Grande conta com dois tipos de serviço de coleta seletiva: coleta solidária e coleta domiciliar. No trabalho de coleta solidária, a ação é feita em repartições públicas de Praia Grande. Já no serviço domiciliar, os caminhões contam com caixas de som, que avisam aos moradores da presença dos veículos.

Separação dos materiais – A oportunidade de um trabalho digno, com mais segurança, além de totalmente regularizado. Estas são apenas algumas das vantagens que cerca de 100 cooperados e associados têm ao atuar nas entidades responsáveis pela separação e encaminhamento para o reaproveitamento dos itens recolhidos na Cidade através da Coleta Seletiva e das 15 unidades Ecopontos. São elas a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acamar), inaugurada em maio de 2018, e a Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Inorgânicos Nova Vida (Coopervida).

Os recicladores, antes catadores de lixo que atuavam irregularmente na Área de Transbordo de Praia Grande, atuam hoje em espaços amplos, dignos e bem planejados, construídos pela Administração Municipal, passam por capacitações e orientações, além de contar com equipamentos modernos, para a separação, embalagem e armazenamento, assim como também Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) obrigatórios, tudo também fornecidos pela Prefeitura, para desenvolverem o seu trabalho de forma eficiente e digna.

Cronograma – A partir do dia 17, a coleta seletiva passará meia hora antes da coleta domiciliar. Confira novo cronograma completo:

  • Terça, quinta e sábado (dia)
    Anhanguera, Antártica, Glória, Nova Mirim, Quietude, Santa Marina, Sítio do Campo (lado Guaramar), Tupiry e Vila Sônia.
  • Segunda, quarta e sexta (noite)
    Aviação, Boqueirão, Canto do Forte, Guilhermina, Sítio do Campo (lado Kartódromo) e Tupi.
  • Terça, quinta e domingo (noite)
    Caiçara, Maracanã, Mirim, Ocian e Real.
  • Segunda, quarta e sexta (dia)
    Cidade da Criança, Esmeralda, Flórida, Melvi, Princesa, Ribeirópolis, Samambaia e Solemar.

Cidade Total – O programa, iniciado em março no Sítio do Campo, leva diversos serviços de cidadania, manutenção e soluções de demandas a todos os bairros da Cidade. Estão envolvidas no enfrentamento aos problemas as seguintes secretarias: Serviços Urbanos, Urbanismo, Saúde, Obras, Planejamento, Meio Ambiente, Governo, Gabinete, Assistência Social, Trânsito e Transporte. Reuniões técnicas entre os setores são realizadas para definição dos detalhes e cronograma de trabalho.

Um comentário em “Ecopontos Esmeralda e Quietude estão em construção em Praia Grande

  1. Gostei de ver vcs estão de parabéns reciclar faz bem . Todos da praia grande devem colaborar..

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close