Fandango e espetáculo de dança agitam abertura da 3ª Semana da Cultura Caiçara


Primeiro dia de evento acontece dia 25 na Praça Portugal

O fandango caiçara vai invadir a Praça Portugal no próximo dia 25 de maio. O grupo “Impuros do Fandango” abre oficialmente as atividades da 3ª Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande, a partir das 19 horas. Além da apresentação musical, a abertura do evento também contará com o espetáculo de dança Magia, O Mundo dos Sonhos, do Espaço de Dança Anderson Fernandes.

A 3ª Semana da Cultura Caiçara acontece entre 25 e 31 de maio na Cidade, com programação variada e para todas as idades. Exposições, música, apresentação teatral, cinema a céu aberto e feira de artesanato especial mostram ao público um pouco dos costumes do povo caiçara, preservando a cultura de raiz da população que habita, originalmente, o Litoral de São Paulo.

Formado por cinco jovens de Cananéia (Vale do Ribeira), o “Impuros do Fandango” experimenta novas formas de se fazer o tradicional fandango caiçara, conservando as raízes do ritmo musical. O grupo apresenta o show “Fandango Brisa”, e promete muita diversão ao público.

Já o Espaço de Dança Anderson Fernandes leva à abertura da Semana o espetáculo “Magia, O Mundo dos Sonhos”, com coreografia relacionada ao forró e ao fandango.
Programação – Parte do Calendário Oficial do Município através da Lei 1807 de 2 de junho de 2016, a Semana da Cultura Caiçara está em sua terceira edição, e neste ano, oferece atividades em duas praças de Praia Grande, além de programação no Palácio das Artes e Portinho. Todas as atividades são gratuitas.

A abertura do evento acontece no dia 25 (sábado), às 19 horas, na Praça Portugal, com a apresentação de músicas típicas caiçara, como o fandango, e intervenções artísticas.
Já no domingo (26), as atividades acontecem no Portinho de Praia Grande, das 9 às 18 horas. Feira de Artesanato e Gastronomia Especial, passeios de barco, visita ao Museu Ambiental, brincadeiras e apresentações musicais e teatrais recheiam a programação para todas as idades.

De 27 a 30, a programação acontece no Palácio das Artes, com as exposições “A Arte, o Meio e Nós”, na Galeria Nilton Zanotti, e “Nossas Vivências Caiçaras”, no Museu da Cidade. A visitação acontece das 14 às 17h30. A mostra “A Arte, o Meio e Nós” é uma reunião de trabalhos desenvolvidos pelos alunos das oficinas de Artes Visuais do Palácio das Artes. “Nossas Vivências Caiçaras” mostram fotografias especiais que retratam o tema.

No dia 31, o cinema caiçara invade a Praça Duque de Caxias a partir das 20 horas, com a exibição de curtas metragens sobre a resistência da cultura caiçara.

Cultura Caiçara – Os caiçaras são os habitantes tradicionais do litoral das regiões Sudeste e Sul do Brasil, formados pela miscigenação entre índios, brancos e negros. A base cultural do caiçara é formada pela pesca artesanal, agricultura, danças e artesanato. A preparação dos alimentos também chama a atenção, com a utilização da farinha e do peixe como base para os pratos.

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close