Câmeras OCR auxiliam na apreensão de veículo por transportar Resíduos da Construção Civil sem cadastro em Praia Grande


Ação foi resultado da parceria entra a SEMA e o Cicoe

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Praia Grande fez a primeira apreensão por falta de cadastro de um veículo que transportava resíduos da construção civil (RCC). O não cumprimento desta etapa da documentação torna impossível a emissão do Certificado do Transporte de Resíduos (CTRs), que é obrigatório na Cidade. Desta forma a operação acaba sendo ilegal.

A intervenção foi feita através do monitoramento por câmeras de reconhecimento óptico de OCR (reconhecimento de caracteres). Esses modernos equipamentos fazem parte do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) do Município. A atuação ocorreu de forma integrada e através de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Assuntos de Segurança Pública (Seas), Guarda Civil Municipal (GCM) e o Grupamento Ambiental.

“Trata-se do primeiro veículo que a gente apreende em razão da parceria e utilização das câmeras OCR. Recebemos uma denúncia anônima e logo já solicitamos o pedido de alerta no sistema. Assim que o veículo passou novamente, a câmera captou a placa e disparou o alerta. Fomos até o local e constatamos que além do veículo não ter o cadastra junto à SEMA para tal transporte, o mesmo ainda estava fazendo o descarte irregular de RCC que é proibido no Município. Isso resultou na apreensão do caminhão , em atendimento as normativas da Lei Municipal 1660/2013 e do Decreto 5919/2015”, explicou o coordenador de Fiscalização de RCC da Sema, Luciano Mola.

As câmeras OCR conseguem realizar o reconhecimento das placas dos veículos e todo transportador de RCC deve ter cadastro na SEMA contendo as placas dos caminhões e numeração de ordem de suas caçambas. Somente após esse processo é que o veículo está apto a transitar na Cidade e a emitir os Controles de Transporte de Resíduos (CTRs) de cada transporte que realizar. Esse documento informa, entre outras coisas, o destino final do material. Quando um veículo está operando fora de sua rota ou horário acaba por chamar a atenção do monitoramento. Imediatamente, uma equipe do Grupamento Ambiental é acionada e se desloca ao local para realizar uma vistoria.

O secretário do Meio Ambiente de Praia Grande, Israel Lucas Evangelista, comenta sobre a constante preocupação da Administração Municipal em acabar com os veículos que não tem o CTRs e adentram a Cidade transportando RCC sem autorização.

“Essa parceria entre os setores da Prefeitura veio para somar e fazer com que a Cidade tenha cada vez mais o controle e possa inibir este tipo de situação. Essa velocidade no trânsito de informações e o cruzamento dos dados através do moderno sistema que Praia Grande conta serão pontos positivos determinantes nesta atuação”, analisou o secretário.

Denuncie – Munícipes que flagrarem atividades irregulares deste tipo podem denunciar essas ações pelo telefone 153.

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close