Lançamento na cidade de Santos do filme documentário “ITAIPU: UMA FORTALEZA E SEU FUTURO”

Dirigido por Petruccio Araujo, com produção executiva de Antonio Muñoz.
O filme documentário “Itaipu: Uma Fortaleza e seu Futuro” aborda um marco da arquitetura militar localizado no município de Praia Grande, litoral paulista. Esse patrimônio foi construído no período da República Velha para substituir o antigo sistema de edificações de defesa de costa, concebido por portugueses e espanhóis em defesa do Porto de Santos.


A Fortaleza de Itaipu é um complexo composto pela Bateria Gomes Carneiro e pelos fortes Jurubatuba, Rego Barros, Duque de Caxias e Forte do Obuseiro. Localizada dentro do Parque Ecológico Estadual Xixová-Japuí, ocupando uma área significativa (cerca de 2,4 milhões de metros quadrados), a fortaleza é sede do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea do Exército (2º GAAAe).


Do filme, participam especialistas do patrimônio histórico, restauradores, historiadores, militares e ambientalistas. Ao longo da narrativa, os entrevistados discutem o futuro da fortaleza, apresentando, ao espectador, projetos de revitalização que teriam como objetivo a função social desse patrimônio de Praia Grande.


O diretor Petruccio Araujo inseriu dramatizações como a visita do Major Ximeno Villeroy (responsável pelas primeiras construções da fortaleza) ao Marechal Mallet e uma homenagem ao Capitão Galileu Ramos (que foi regente da banda da fortaleza), interpretado pelo ator global Deo Garcez (O Outro Lado do Paraíso). Está no elenco também o ator-mirim do SBT, David Campolongo (As Aventuras de Poliana), no papel de neto de Mallet.

Pré lançamernto em Praia Grande

O documentário já foi exibido, em sessão de lançamento, no Palácio das Artes, Praia Grande-SP, no dia 26 de fevereiro de 2019, com a presença de mais de 300 convidados incluindo autoridades, apoiadores, patrocinadores, membros do elenco e equipe técnica.

Lançamento em Santos

Agora, Santos terá a oportunidade de conferir o filme, que será exibido no Cine Roxy Pátio Iporanga, dia 26 de março de 2019 (terça-feira), às 21 horas. A entrada é gratuita. Os ingressos podem ser retirados no local da exibição com uma hora de antecedência.

Ficha Técnica

Direção, Produção, Pesquisa e Roteiro: Petruccio Araujo
Produtor Executivo: Antonio Muñoz
Diretores de Fotografia: Cezar Cardoso, José Marcio Teixeira, Morgana de Araújo, Oswaldo Soto e Petruccio Araujo
Som Direto: Antonio Muñoz, Julio Galassi e Max Oliveira Holanda
Desenho de Som e Mixagem: Carlos Oliveira
Montagem: Petruccio Araujo
Editor Finalizador: Carlos Oliveira
Entrevistados (parcial): Prefeito Alberto Mourão, Antônio Sarasá (restaurador do IPHAN), Cel. Elcio Secomandi, Esmeraldo Vicente dos Santos (secretário municipal de cultura e turismo), Cel. Oswaldo Oliva Neto, Paulo Eduardo Costa, Alaor Artur da Silva, José Alonso Junior, Mario Francisco Afonso, entre outros.
Elenco: Deo Garcez, Oswaldo Soto, Marcos Thadeu, David Campolongo, Sofia Pettra e Grupo Porto Encena de Teatro
Patrocínio: Credlar Construtora, RTC Construtora e Pettra Construtora
Finalização: Cinespectra
Coprodução: Ação & Cena Filmes
Realização: Mobile Filmes Produções (Praia Grande/SP)
Ano de produção/finalização: 2019
Apoio no Lançamento em Santos: Roxy Cinemas
Características Técnicas: Digital Full-HD, 123 min., colorido, som estéreo 2.0.

Um comentário em “Lançamento na cidade de Santos do filme documentário “ITAIPU: UMA FORTALEZA E SEU FUTURO”

  1. Marcelo Lopes 21/03/2019 — 20:40

    Gostaria de saber se o documentário vai se exibido no estado do RJ. Sou reservista do 6*GACosM (Fortaleza de Itaipu), e moro atualmente em Angra dos Reis RJ..

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close