Lançamento da campanha nacional de combate à poluição marinha em Santos

Santos foi uma das cidades escolhidas pelo Governo Federal para receber a armação de metal em formato de tubarão-baleia que marca o lançamento da campanha nacional de combate à poluição marinha. A estrutura, que ficará na praia do Gonzaga, próximo à Praça das Bandeiras, tem cerca de 15 metros de comprimento e será preenchida com lixo retirado do mar.

Nos mesmos moldes do Ecopeixe instalado na praia do Gonzaga, a escultura será inaugurada no dia 22 de Março, Dia Mundial da Água, pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

A escolha de Santos para receber a escultura e participar do lançamento do programa de combate à poluição marinha se deve ao fato de a Cidade já ter, desde o início do ano passado, o seu programa municipal de combate ao lixo marinho. A Cidade estabeleceu convênio com a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), a International Solid Waste Association (ISWA) e o governo da Suécia, além de outras iniciativas sustentáveis que reforçam o comprometimento da Prefeitura em criar ações de proteção ao Meio Ambiente.

Espécie ameaçada – O tubarão-baleia é considerado a maior espécie de peixe do mundo, podendo atingir mais de 12 metros de comprimento. A espécie, ao lado de outras como arraias e baleias, é apontada como uma das mais ameaçadas pela ingestão de plástico e microplástico depositados no mar pelo homem.

Um estudo da World Wide Fund for Nature (WWF) mostrou que o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo. São mais de 11 milhões de toneladas e apenas 1,28% de reciclagem, ficando atrás só dos Estados Unidos (1º lugar), da China (2º) e da Índia (3º).

Os números da WWF revelam que o volume de plástico que vaza para os oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas. A previsão é de que mais de 104 milhões de toneladas de plástico vão poluir os ecossistemas até 2030 se nenhuma mudança significativa ocorrer no comportamento da população.

Foto: Isabela Carrari/arquivo

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close