Esporte de Praia Grande conhece datas das competições regidas pelo Estado


Equipes municipais competem ao longo do ano

A Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) de Praia Grande já conhece as datas programadas das competições estaduais que ocorrerão ao longo do ano. As disputas regidas pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) são abertas as 645 cidades de São Paulo.Os eventos ocorrem de março a dezembro, em mais de 20 modalidades.

De 15 de março a 27 de maio, ocorrem as disputas das fases sub-regional e regional dos 36º Jogos Abertos da Juventude, os Joguinhos – evento sub-18. A final estadual será de 13 a 22 de junho, em Marília. Há disputas de atletismo, basquete, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

De 3 de junho a 15 de setembro, acontecem os torneios da sub-regional e regional da 2ª edição dos Jogos Infantis do Estado – competição sub-16. A final estadual está agendada de 26 de setembro a 5 de outubro, em Dracena. Há disputas de atletismo, badminton, basquete, caratê, futsal, ginástica artística, handebol, natação, vôlei e vôlei de praia.

De 4 a 9 de junho, em Itapecerica da Serra, rola a fase classificatória dos 23º Jogos Regionais do Idoso – 1ª Região e Capital. A competição é destinada para atletas acima dos 60 anos. A final estadual acontece de 12 a 27 de novembro, em Jundiaí. Torneios programados: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez.

Esporte único – De 3 de junho a 17 de novembro, desenvolvem-se as fases regional e sub-regional do 48º Campeonato Estadual de Futebol Professor José Astolphi, nas categorias masculinas sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17 e femininas sub-14 e sub-17. A fase final ocorre de 5 a 14 de dezembro, nas cidades de Pereira Barreto (sub-11 e sub-13), Cerquilho (sub-15 e sub-17) e Presidente Prudente (sub-14 e sub-17 feminino). De 26 a 29 de setembro, em Pirajú, disputa-se a final da 10ª Copa de Ginástica Rítmica do Estado de São Paulo, nas categorias femininas mirim (6 a 10 anos), infantil (11 a 14) e juvenil (acima de 15 anos).

Idade livre – De 16 a 27 de julho, em Osasco, acontecem a 63ª edição dos Jogos Regionais da 1ª Região (classificatório para os Jogos Abertos), competição para atletas das categorias sub-20 e idade livre. Competem atletas e equipes das modalidades de atletismo, badminton, basquete, biribol, bocha, capoeira, caratê, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez; atletismo e natação para pessoas com deficiência (PcD).

De 14 a 26 de outubro, em Marília, será a vez da 83ª edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni – competição para atletas das categorias sub-20 e idade livres. As disputas serão as seguintes: boxe, kickboxing, luta olímpica, supino raw, atletismo, badminton, basquete, biribol, bocha, capoeira, caratê, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez; atletismo e natação para pessoas com deficiência (PcD).

Retrospecto – Em 2018, nos 82º Jogos Abertos do Interior, a delegação de Praia Grande terminou em 20º lugar com 75 pontos e 46 medalhas (11 ouros, 10 pratas e 23 bronzes). Foi a melhor pontuação já obtida pela Cidade (75) e o segundo maior número total de medalhas conquistadas (46) – ficando atrás apenas das 64 (21 ouros, 29 pratas e 14 bronzes) conquistadas em 2014. Pela 12ª vez consecutiva (2007 a 2018), a turma local despontou como segunda força esportiva da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Na 62ª edição dos Jogos Regionais – 1ª Região, a delegação de Praia Grande terminou em quinto lugar com 182 pontos. Esta é a melhor posição já obtida pelo grupo municipal no evento. Foram 141 medalhas conquistadas (56 ouros, 54 pratas e 31 bronzes). Os pódios, assim como o de primeiros lugares, são os novos recordes municipais na história da competição. Pelo décimo primeiro ano seguido (2008 a 2018), terminou como a segunda melhor da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Em 2018, nos Jogos Abertos da Juventude, os Joguinhos, a delegação municipal sub-18 conquistou 27 medalhas (10 ouros, 8 pratas e 9 bronzes). Representando a seleção da Diretoria Regional de Esporte e Lazer (DREL) de Santos, o grupo praia-grandense teve como destaque maior o título geral conquistado na ginástica artística feminina e o vice-campeonato no masculino. A Cidade também obteve posições inéditas: a terceira colocação na ginástica rítmica sub-14, os quartos lugares no atletismo e basquete masculino, a quinta posição no vôlei masculino e a sétima no vôlei de praia feminino. Para chegar à final estadual, os atletas venceram as fases Sub-regional e Regional.

Nos Jogos Infantis Estadual, o grupo sub-16 de Praia Grande uma vez mais representou a seleção da Diretoria Regional de Esporte e Lazer (DREL) de Santos. Faturou nove medalhas (1 ouro, 4 pratas e 4 bronzes). Ao todo, 86 atletas da Cidade competiram. Destaque para as seleções de ginástica artística feminina e masculina que terminaram em terceiro lugar. Para chegar à final estadual, os atletas venceram as fases Sub-regional e Regional.

Na final estadual dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), pela primeira vez, a delegação de Praia Grande sagrou-se campeã geral com 76 pontos e nove medalhas conquistadas (4 ouros, 3 pratas e 2 bronzes) – todas marcas inéditas. Destaques para os times campeões: malha masculina, tênis feminino A (60 a 69 anos) e masculino B (mais de 70), e xadrez feminino. Na fase classificatória do Jori, o grupo de Praia Grande terminou em quarto lugar com 114 pontos e 23 medalhas (11 ouros, 4 pratas e 8 bronzes). Destaque para os títulos das damas feminina, malha masculina, natação feminina, tênis masculino B, vôlei adaptado masculino A e B.

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close