• +55 13 99615 8477
  • osvaldo.costa@euamopg.com

Praia Grande já conta com reforço da Operação Verão

Praia Grande já conta com reforço da Operação Verão

Apresentação de policiais militares aconteceu nesta quarta-feira (19)
19/12/2018
 

Os 366 policiais militares que integram a Operação Verão foram recepcionados nesta quarta-feira (19) pelo comando do 45º Batalhão de Polícia do Interior (BPM-I), responsável pelo policiamento de Praia Grande. A solenidade aconteceu na Colônia de Férias do Centro de Lazer da Família Metalúrgica de São Paulo e Mogi das Cruzes, no Bairro Mirim, e marcou oficialmente o início das atividades. A Operação Verão segue até o Carnaval.

Além dos policiais militares, a Cidade contará com um reforço de 39 policiais rodoviários, 112 guarda-vidas temporários (sendo 45 contratados pela Prefeitura e 67 pelo Governo do Estado) e o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), que, assim como em anos anteriores, suspendeu férias e licenças para atuar com escala extra de trabalho.

O prefeito Alberto Mourão esteve na apresentação dos PMs e relembrou o início da Operação Verão, ainda na década de 90, quando se tratava ainda de um projeto embrionário. “Ao longo do tempo, conseguimos fazer muito com pouco graças à integração entre as polícias Militar e Civil e a Guarda Civil Municipal (GCM). Oferecemos equipamentos e meios para potencializar as forças de segurança e proporcionar tranquilidade a moradores e turistas”.

Na ocasião, o comandante do 45º Batalhão de Polícia Militar (BPM-I), Maurício Vieira Izumi, deu as boas-vindas aos policiais de várias cidades do estado e anunciou a renovação do contrato de locação de dez viaturas por parte da Prefeitura e que serão cedidas ao batalhão para uso já nessa temporada, ampliando a frota fixa da corporação. 
Reunião – Autoridades da área de Segurança Pública da Cidade se reuniram na última semana para acertar os detalhes de cada um dos órgãos.

Por parte da Polícia Militar serão 366 homens a mais realizando o policiamento ostensivo e preventivo pelas ruas da Cidade. 

O Corpo de Bombeiros Marítimo contará com 112 guarda-vidas temporários contratados especificamente para a temporada de Verão. Deste total, 45 foram contratados pela Prefeitura por meio de convênio. 

Nas estradas da Cidade serão 39 policiais reforçando o efetivo existente. O esquema terá ainda a atuação do Radiopatrulhamento Aéreo com duas aeronaves patrulhando praias e rodovias.

Já a Polícia Civil manterá equipes extras em escalas de plantão com o objetivo de agilizar o atendimento realizado tanto pela Polícia Militar quanto pela GCM. 

Prefeitura – Com relação à Prefeitura, a Guarda Civil Municipal (GCM) manterá todo seu efetivo em escala extra de serviço, suspendendo férias e afastamentos até o final da temporada. Os guardas prestarão total apoio à Polícia Militar, realizando patrulhamentos a pé e com viaturas, bicicleta e motos em pontos estratégicos, além dos carros elétricos e bases móveis que poderão ser direcionados conforme a demanda.

Outra importante ferramenta disponibilizada pela Prefeitura são as 2.136 câmeras de videomonitoramento que compõem o Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) para auxiliar nos trabalhos de patrulhamento ostensivo e preventivo tanto da GCM quanto das polícias Civil e Militar. Além disso, esta é a primeira temporada do sistema conhecido como “cerco eletrônico” totalmente em funcionamento. A redução dos índices de roubo de veículo, por exemplo, alcançou mais de 60% graças às câmeras do tipo OCR, capazes de identificar caracteres.

As secretarias de Trânsito, de Urbanismo, de Serviços Urbanos e a Defesa Civil também montaram esquemas especiais para o período

ADM5

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: