Raquel Zandonadi conquista 1º lugar no Prêmio Professores do Brasil em Praia Grande

Docente ganhou honraria com projeto Minhas Memórias, categoria anos finais
30/11/2018
 

A professora de língua portuguesa, Raquel Santos Zandonadi, conquistou o primeiro lugar na categoria anos finais (do 6º ao 9º ano) na 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil. A docente, que leciona na EM Sebastião Tavares de Oliveira, Bairro Quietude, concorreu com o projeto “Minhas Memórias: O Embate de Vozes na Construção da Identidade de Alunos-Sujeitos”. A cerimônia de premiação ocorreu nesta quinta-feira (29), no Teatro da Escola Sesc de Ensino Médio, no Rio de Janeiro.

O evento contou com a presença de 30 professores das cinco regiões do País, classificados para a etapa nacional, em 6 categorias. Raquel Zandonadi representou os quatro estados do Sudeste. “Foi um privilégio poder compartilhar o meu projeto e também conhecer outras iniciativas tão bem-sucedidas desenvolvidas pelo Brasil. Com certeza, volto para a minha comunidade com uma visão mais ampla do ensino”, destacou a docente praia-grandense.

Durante a cerimônia, antes de anunciar os grandes vencedores nacionais, os professores receberam a premiação pela conquista da etapa regional. Cada docente dos cinco estados ganharam um troféu, uma viagem para o Canadá, oferecida pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o valor de R$ 7 mil. Já os seis docentes vitoriosos do 11º Prêmio Professores do Brasil receberam, além de um troféu, mais R$ 5 mil.

Para Raquel Zandonadi conquistar a premiação na etapa nacional do Prêmio Professores do Brasil representa a possibilidade de transcender aos limites da sala de aula. “O concurso cultural dá uma visibilidade ao projeto por ser uma competição cultural que mobiliza educadores de todo o País. E isso legitima a prática da sala de aula, trazendo para um outro contexto o trabalho realizado com os alunos ao mesmo tempo em que dá voz a nós docentes”, enalteceu. 

Protagonismo – Realizada em 2017, a iniciativa envolveu 129 alunos de quatro turmas de 8º ano do Ensino Fundamental, sendo a primeira vez que a docente trabalhou o projeto com essa faixa etária. Nos outros anos, o “Minhas Memórias” era desenvolvido com os 6º anos. O projeto consiste na escrita de um livro de memórias dividido em oito capítulos, onde cada um deles tem uma sequência didática seguida pelos jovens. 

Trabalhada ao longo do ano, as temáticas colocadas em discussão para cada trecho da obra literária tinham como ponto principal a busca pelo interior de cada estudante, da família e da comunidade onde vivem. Ao final do ano, para prestigiar a dedicação dos alunos, a professora com apoio da equipe técnica transformou as histórias em livros impressos e ainda fez uma homenagem aos jovens participantes. 

Reconhecimento – Iniciativa do Ministério da Educação, o Prêmio Professores do Brasil tem como finalidade divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Desta forma, o concurso valoriza as ações dos docentes que, no exercício de sua atividade, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil. Além disso, dá visibilidade às experiências pedagógicas consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros profissionais ou sistemas de ensino. 

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close