Sema desenvolve ação para reduzir resíduos sólidos nas repartições públicas em Praia Grande

Projeto piloto foi implantado após capacitação de 25 funcionários da pasta
1/10/2018
 

Com objetivo de atender a uma das diretivas previstas no programa Município Verde Azul, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) lançou projeto piloto para reduzir a produção de resíduos sólidos nas repartições públicas. Na última sexta-feira (28), a Sema realizou capacitação com 25 funcionários da pasta municipal que agora terão de fazer a sua parte.

Durante a capacitação, o grupo debateu sobre a importância do descarte consciente, além da redução e emissão de resíduos sólidos. Após o workshop, os funcionários já adotaram as primeiras medidas. A primeira foi a diminuição no número de lixeiras passando de 24 para 6 unidades. Os servidores definiram também locais específicos para despejos de lixos secos e orgânicos. 

De acordo com a diretora da Divisão de Normatização, Controle e Licenciamento, Elaine dos Santos Rovati, a Sema pretende estender as ações para todas as repartições públicas municipais. “Queremos com isso reduzir o uso de sacos plásticos e, consequentemente, estimular o uso consciente dos materiais. Além disso, auxiliamos com a ergonomia do funcionário que, agora, precisará levantar para descartar o resíduo na lixeira”. 

Sustentabilidade – Criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007, o Programa Município Verde Azul tem a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios, bem como estimular as prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável.

As ações compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem vários temas estratégicos para a preservação do meio ambiente. A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade. No final cada ciclo publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close