Baile celebra 25 anos do Programa Conviver em Praia Grande

Evento que reuniu mais de 700 convidados ocorreu no Palácio das Artes
28/9/2018
 

Um grande baile dançante, realizado na noite da última quinta-feira (27), no salão de eventos do Palácio das Artes, marcou o aniversário de 25 anos do Programa Conviver de Praia Grande. O evento teve música ao vivo e muita animação. Mais de 700 pessoas, das nove unidades do Programa, participaram da festa.

A comemoração não poderia ser diferente. Os bailes dançantes promovidos no Município são os eventos que mais fazem sucesso com a Melhor Idade. O tema escolhido para o Baile foi “Anos 70”. O salão foi todo preparado para o baile. Diversas mesas e cadeiras organizadas de forma a dar conforto para os convidados e espaço para dança. Os convidados marcaram presença e se divertiram durante a festa.

Para muitos a comemoração é dupla. Além do aniversário do serviço, a liberdade e qualidade de vida por ele proporcionada traz uma nova expectativa de vida para os idosos.

Uma das participantes do evento foi a aposentada, Alzira Lopes de Jesus, de 58 anos. Há mais de 3 anos, é frequentadora do Conviver e comemora as amizades que conquistou nesse período. “O conviver me deixou mais alegre, muito mais feliz, porque fiz muitos amigos. Comemorar esta data com baile é muito bom”.

A aposentada, Júlia Vicente, de 73 anos, faz ginástica, dança cigana e dança de salão no Conviver do Bairro Ocian. Para ela, o serviço significa o resgate de sua condição de saúde. “Quando cheguei no Conviver estava acima do peso e com colesterol alto. Hoje eu não tenho mais esse problema. Fiz amigos, conheci muita gente maravilhosa. Amo o Conviver”.

De acordo com a Fundação Seade, a estimativa populacional de Praia Grande para 2018 é de 306.207 moradores. Do total, 76.951 pessoas já passaram dos 50 anos e destas 44.113 são idosas.

Atualmente o Programa Conviver atende a cerca de 6 mil pessoas, todas acima dos 50 anos. Os atendidos estão espalhados por nove unidades, de maneira a buscar atender todas as regiões da Cidade. O Programa conta com a parceria do Fundo Social de Solidariedade e cada uma dessas unidades tem diferentes características, de maneira a oferecer mais de 30 tipos de atividades, entre elas, ginástica, musculação, hidroginástica, caratê, xadrez, informática, tênis, alfabetização, smartphone, taichi chuan, ioga artesanatos diversos e muito mais.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, destacou que o sucesso do Programa é fruto da participação dos moradores do Município. “De nada adiantaria oferecermos tudo isso se não houvesse vontade das pessoas em participar. Se hoje estamos em festa é porque a Melhor Idade de Praia Grande é muito participativa. Fico muito feliz com esse sucesso”.

Início – Oficialmente, o Programa Conviver foi criado em 27 de setembro de 1993. O Programa começou com um pequeno grupo de senhoras que se reuniam em uma sala na Secretaria de Assistência Social (Seas) para conversar, costurar e tricotar. Depois o grupo começou a receber novos participantes e foi criado um coral. Com o crescimento foi necessário mudar para uma sede própria, que ficava na Rua Oswaldo de Oliveira, no Bairro Boqueirão. De lá, o grupo se mudou para a Rua Botafogo, no Bairro Guilhermina, onde funcionou durante alguns anos.

Mais pessoas recorreram ao Conviver Guilhermina e por isso era necessário um espaço que comportasse a demanda, por isso a unidade passou a funcionar no atual endereço, na Rua Praia dos Sonhos, nº 245.

O programa foi criado para atender a uma necessidade que os idosos tinham de interagir com as pessoas e preencher a rotina diária com atividades saudáveis que proporcionassem bem estar e diminuísse a sensação de solidão, comum nesta faixa etária. No Conviver, os idosos podem fazer exercícios físicos, praticar esporte, jogar baralho, fazer artesanato ou até aprender a usar o computador para se atualizarem das novas tecnologias.

Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Nesse sentido, o Programa Conviver contribui com a oferta de entretenimento nas quatro unidades no Município, sendo destinadas a pessoas com mais de 50 anos.
Tem Conviver nos Bairros Boqueirão, Guilhermina, Sítio do Campo, Antártica, Tupi, Ocian, Samambaia, Caiçara e Solemar. Para mais informações bastar comparecer na unidade mais próxima ou ligar para 3496-5015.

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close