fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Baile celebra 25 anos do Programa Conviver em Praia Grande

Baile celebra 25 anos do Programa Conviver em Praia Grande

Evento que reuniu mais de 700 convidados ocorreu no Palácio das Artes
28/9/2018
 

Um grande baile dançante, realizado na noite da última quinta-feira (27), no salão de eventos do Palácio das Artes, marcou o aniversário de 25 anos do Programa Conviver de Praia Grande. O evento teve música ao vivo e muita animação. Mais de 700 pessoas, das nove unidades do Programa, participaram da festa.

A comemoração não poderia ser diferente. Os bailes dançantes promovidos no Município são os eventos que mais fazem sucesso com a Melhor Idade. O tema escolhido para o Baile foi “Anos 70”. O salão foi todo preparado para o baile. Diversas mesas e cadeiras organizadas de forma a dar conforto para os convidados e espaço para dança. Os convidados marcaram presença e se divertiram durante a festa.

Para muitos a comemoração é dupla. Além do aniversário do serviço, a liberdade e qualidade de vida por ele proporcionada traz uma nova expectativa de vida para os idosos.

Uma das participantes do evento foi a aposentada, Alzira Lopes de Jesus, de 58 anos. Há mais de 3 anos, é frequentadora do Conviver e comemora as amizades que conquistou nesse período. “O conviver me deixou mais alegre, muito mais feliz, porque fiz muitos amigos. Comemorar esta data com baile é muito bom”.

A aposentada, Júlia Vicente, de 73 anos, faz ginástica, dança cigana e dança de salão no Conviver do Bairro Ocian. Para ela, o serviço significa o resgate de sua condição de saúde. “Quando cheguei no Conviver estava acima do peso e com colesterol alto. Hoje eu não tenho mais esse problema. Fiz amigos, conheci muita gente maravilhosa. Amo o Conviver”.

De acordo com a Fundação Seade, a estimativa populacional de Praia Grande para 2018 é de 306.207 moradores. Do total, 76.951 pessoas já passaram dos 50 anos e destas 44.113 são idosas.

Atualmente o Programa Conviver atende a cerca de 6 mil pessoas, todas acima dos 50 anos. Os atendidos estão espalhados por nove unidades, de maneira a buscar atender todas as regiões da Cidade. O Programa conta com a parceria do Fundo Social de Solidariedade e cada uma dessas unidades tem diferentes características, de maneira a oferecer mais de 30 tipos de atividades, entre elas, ginástica, musculação, hidroginástica, caratê, xadrez, informática, tênis, alfabetização, smartphone, taichi chuan, ioga artesanatos diversos e muito mais.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, destacou que o sucesso do Programa é fruto da participação dos moradores do Município. “De nada adiantaria oferecermos tudo isso se não houvesse vontade das pessoas em participar. Se hoje estamos em festa é porque a Melhor Idade de Praia Grande é muito participativa. Fico muito feliz com esse sucesso”.

Início – Oficialmente, o Programa Conviver foi criado em 27 de setembro de 1993. O Programa começou com um pequeno grupo de senhoras que se reuniam em uma sala na Secretaria de Assistência Social (Seas) para conversar, costurar e tricotar. Depois o grupo começou a receber novos participantes e foi criado um coral. Com o crescimento foi necessário mudar para uma sede própria, que ficava na Rua Oswaldo de Oliveira, no Bairro Boqueirão. De lá, o grupo se mudou para a Rua Botafogo, no Bairro Guilhermina, onde funcionou durante alguns anos.

Mais pessoas recorreram ao Conviver Guilhermina e por isso era necessário um espaço que comportasse a demanda, por isso a unidade passou a funcionar no atual endereço, na Rua Praia dos Sonhos, nº 245.

O programa foi criado para atender a uma necessidade que os idosos tinham de interagir com as pessoas e preencher a rotina diária com atividades saudáveis que proporcionassem bem estar e diminuísse a sensação de solidão, comum nesta faixa etária. No Conviver, os idosos podem fazer exercícios físicos, praticar esporte, jogar baralho, fazer artesanato ou até aprender a usar o computador para se atualizarem das novas tecnologias.

Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Nesse sentido, o Programa Conviver contribui com a oferta de entretenimento nas quatro unidades no Município, sendo destinadas a pessoas com mais de 50 anos.
Tem Conviver nos Bairros Boqueirão, Guilhermina, Sítio do Campo, Antártica, Tupi, Ocian, Samambaia, Caiçara e Solemar. Para mais informações bastar comparecer na unidade mais próxima ou ligar para 3496-5015.

ADM5

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: