• +55 13 99615 8477
  • osvaldo.costa@euamopg.com

Método Canguru é tema de capacitação no Hospital Irmã Dulce em Praia Grande

Método Canguru é tema de capacitação no Hospital Irmã Dulce em Praia Grande

Objetivo é beneficiar recém-nascidos de baixo peso ou prematuros
21/9/2018
 

O Hospital Irmã Dulce (HID) realizou capacitação abordando a importância do Método Canguru, para beneficiar recém-nascidos de baixo peso ou prematuros. O objetivo é possibilitar que as equipes possam orientar pais, nas unidades de saúde de Praia Grande, sobre o correto emprego da técnica. A instrução é uma das ações que devem anteceder a grande campanha de conscientização sobre o cuidado neonatal, que ocorrerá em outubro.

Pela semelhança como acolhe o filhote em uma bolsa abdominal, o Método Canguru é um procedimento que começa a ser praticado já na UTI Neonatal para que o bebê atinja o peso ideal e não necessite de medicação, até que possa receber alta e ter a continuidade do tratamento em casa.

A translactação é outro exercício ministrado no treinamento, que visa estimular o bebê à sucção do leite materno, o que, segundo estudos, reduz em até sete vezes o risco de morte.

Conforme a médica responsável pelo Núcleo Ampliado da Saúde da Família na Atenção Básica, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), Katia Mara Mendes Ferreira Santos, o treinamento é uma oportunidade para conferir como vem sendo feita a abordagem durante o atendimento nas unidades de saúde. “É preciso observar se os pais compreendem bem o método e se é praticado adequadamente em casa. Queremos destacar este olhar diário e apurado para que não haja qualquer risco como a reinternação dos bebês”, ressaltou.

A iniciativa integra o programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, que prevê a qualificação de funcionários de todos os setores do Complexo Hospitalar e da rede básica de saúde do Município.

Ainda segundo a médica, na próxima semana, a capacitação será feita com as equipes do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC), do Governo Federal, no período noturno.

As aulas consistem em partes teóricas e práticas, com dinâmica e troca de informações, utilizando cangas como faixas e bonecas para demonstrações. A Semana de Conscientização do Método Canguru acontece em 21 de outubro.

As capacitações são organizadas pela enfermeira Liliana Vaz de Lima, diretora da Divisão do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), da Sesap, em conjunto com o setor de Educação Continuada, a cargo da enfermeira Fabiana Dourado, e sob coordenação da Diretora de Enfermagem, do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, Renata Meroti.

ADM5

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: