fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Mais de 200 educadores assistem palestra sobre Cultura da Paz em Praia Grande 

Mais de 200 educadores assistem palestra sobre Cultura da Paz em Praia Grande 

Atividade ocorreu na quinta-feira (19), no Auditório Roberto Marinho
20/9/2018
 

Mais de 200 representantes das equipes técnicas das escolas municipais e professores das unidades de Complementação Educacional assistiram palestra sobre o projeto Cultura da Paz. Ministrada pela escritora e advogada Suzette Zedra Sammarco, a atividade ocorreu nesta quarta-feira (19), no Auditório Jornalista Roberto Marinho. Durante o encontro, a palestrante enfatizou que atitudes simples como a promoção do diálogo, escutar de forma ativa e atenção a pequenos detalhes podem ser fundamentais na resolução de conflitos.

Estudos e discussões sobre Bullying, as consequências e formas de mediar os conflitos ganharam forças depois do Massacre de Columbine, em 99, nos EUA, após dois jovens entrarem na escola e assassinar 12 estudantes e um professor. No Brasil, o Governo Federal instituiu por meio da Lei n° 13.185/2015, Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) em todo território nacional. 

Toda ação de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, pode ser caracterizada como intimidação sistêmica. Principalmente, se os atos tiverem, por meio de uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas, objetivo final intimidar ou agredir, a ponto de causar dor e angústia.

De acordo com Suzette Sammarco, muitas vezes, o agressor reproduz um ato ou situação a qual ele já passou. “Exemplo simples de convívio familiar. A criança está em casa e, mesmo com auxílio do pai, não consegue solucionar uma questão matemática. O pai cansado vira e diz: ‘Você é burro, não aprende’. Ao retornar a escola, na primeira chance que lhe aparece, a criança que já tem alguma propensão a ser agressiva e reflete essa ação com o colega de sala”, explicou.

A escritora destacou que é preciso estar atento aos pequenos detalhes. “A primeira reação que mostra que tem algo de errado é a criança perder a vontade de frequentar a escola ou mudar radicalmente de atitude e deixar de fazer algo que gosta. Por isso, necessitamos saber identificar os casos de conflitos existentes na unidade, ter clareza na forma como agir para combater tal prática e, acima de tudo, unir forças de toda a comunidade escolar (equipe técnica, professores, alunos e pais) para buscar soluções”. 

Suzette Sammarco aproveitou o momento para parabenizar a iniciativa da Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande em propor o debate sobre a temática. “Acredito que toda instituição educacional seja do sistema de ensino público ou privado precisa se organizar de alguma forma para disseminar a questão da Cultura da Paz. Por vezes, as mediações não ocorrem de forma eficaz por falta de conhecimento e encontros como esse oferece justamente as ferramentas necessárias aos profissionais”. 

A secretária de Educação da Cidade, Nanci Solano Tavares de Almeida, fez questão de acompanhar a palestra. “Precisamos estar preparados para trabalhar de forma a minimizar essas situações de conflitos. Que por vezes, são reflexos das mazelas da sociedade que desaguam dentro da sala de aula. Além desta ação hoje, pretendemos desenvolver outras iniciativas para tornar nossos professores e equipes técnicas das escolas ainda melhores capacitados sobre essa temática”. 

A titular da pasta aproveitou ainda para destacar a importância de se trabalhar em rede com outras esferas da sociedade. “São questões que agregam também outras políticas públicas e precisam, por vezes, da atuação do Conselho Tutelar, Ministério Público e até mesmo, em algumas situações, Poder Judiciário. Juntos somos mais fortes e por isso colocamos em prática, como o dia de hoje, ciclos de debates sobre questões importantes como a questão do bulliyng”. 

ADM5

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: