Cia Malas Portam encantam mais de 200 pessoas com contação de histórias em Praia Grande 

Apresentação ocorreu no Porto do Saber por meio do programa Viagem Literária
14/9/2018
 

Aproximar os espectadores das histórias contadas nos livros. Foi o que fez a Companhia Malas Portam nas duas apresentações realizadas nesta quinta-feira (13), no Porto do Saber Boqueirão. Mais de 200 pessoas entre alunos e comunidade assistiram a contação de histórias que marcou a passagem do grupo por Praia Grande. O espetáculo ocorreu graças ao programa Viagem Literária, que esteve pela quinta em solo praiagrandense.

A todo o momento, a interação com o público foi a marca do espetáculo apresentado pelos atores Marlon Chucruts e Edgar Jamelão. Para Praia Grande, a dupla trouxe a “Mala Pout Pourri”, que contou com um pouco de cada uma das cinco malas da companhia: “Mala Treco”; “Mala Bola”; “Mala Livro”; “Mala Tecido” e “Mala Invisível”. Dessa maneira, as histórias foram contadas de forma aleatória de acordo com o perfil dos espectadores. 

Das duas sessões, a do período da tarde registrou maior público com a presença de alunos das escolas Piteco (particular), Abrahão Jacob Lafer (estadual), Professor Fued Temer e Porto das Artes (municipais). A secretária de Educação, Nanci Solano Tavares de Almeida, e a subsecretária de Gestão Pedagógica, Grace Paiva, também acompanharam a apresentação. Já na parte da manhã, além das crianças do Porto das Artes e Fued Temer, estiveram presentes estudantes da EM Governador Mário Covas.

A titular da pasta de Educação agradeceu a passagem da Cia Malas Portam por Praia Grande. “Fico feliz em ver como trabalharam com o imaginário de nossas crianças durante o espetáculo. Isso faz com que elas aprendam e conheçam coisas novas de forma mais interativa e tenho certeza que elas levarão esse momento para a vida toda. Foi muito prazeroso estar com vocês aqui hoje”, destacou.

Pela primeira vez em Praia Grande, o ator e um dos representantes da companhia Marlon Chucruts enalteceu a qualidade de público encontrada nas duas sessões. “São bons ouvintes e participam do espetáculo em todo o momento. Isso faz com que a apresentação seja mais leve e divertida. Além disso, a receptividade dos profissionais que trabalham aqui no Porto. Estão todos de parabéns”.

Programa – Organização da Secretaria Estadual da Cultura, o Viagem Literária tem a finalidade de aproximar autores, livros e bibliotecas do cidadão comum, promovendo encontros com nomes consagrados da literatura brasileira. O programa conta com módulos infantis e adultos, contações de histórias e bate-papos com escritores consagrados. Oficinas de escrita criativa também são desenvolvidas nos encontros. 

Durante as atividades, debates sobre livros e contação de histórias buscam chamar a atenção de adultos e crianças para o mundo do imaginário. Nesta edição, o projeto realizado desde 2008, levará o fomento à leitura e à escrita para mais de 70 cidades do interior e litoral do Estado.

Porto do Saber – Vinculado à Divisão de Cultura nas Escolas, da Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande, o complexo Porto do Saber engloba o Espaço Flex (para eventos culturais), além de biblioteca com mais de 25 mil livros, espaço digital com 20 computadores conectados à Internet e Escola Municipal Porto das Artes, para aulas culturais (dança, teatro, musicalização e violão) dos alunos do projeto SuperEscola. 

O Porto do Saber fica na Avenida São Paulo, 900, esquina com a Rua Dair Borges, Bairro Boqueirão, próximo ao Hospital Irmã Dulce.

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close