fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Espetáculo As Sogras leva o nome de Praia Grande ao Festival Internacional de Teatro

Espetáculo As Sogras leva o nome de Praia Grande ao Festival Internacional de Teatro

Elenco e equipe técnica falam sobre a experiência
3/9/2018
 

O ônibus ainda estava na estrada enquanto os atores repassavam as falas. “Roberval” usava todo seu sotaque meio italiano reclamando com sua esposa e suas sogras brigavam entre si com a ajuda de sua mãe. Algumas horas de viagem e o elenco de As Sogras desembarcava em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, para o Festival Internacional de Teatro Sapucaia (FITS).

O espetáculo formado nas oficinas de teatro do Núcleo Artístico Palácio das Artes foi selecionado entre 70 produções nacionais e internacionais inscritas, representando a Baixada Santista e Praia Grande no Festival, que reuniu também grupos de Moçambique e Colômbia.

A apresentação aconteceu no último sábado (1º) no Teatro Inatel, mesmo dia em que “As Sogras” estreava no palco do Teatro Serafim Gonzalez em 2017. Um ano depois, o espetáculo é sucesso de público, fazendo parte também da semana especial dos 10 anos do Palácio das Artes (de 10 a 15 de setembro).

Enquanto a equipe técnica da Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande (Sectur) arrumava os últimos detalhes de iluminação e cenário, o elenco se preparava nas coxias. A ansiedade que acompanhou o grupo desde a notícia da seleção para o Festival, deu lugar à concentração nos minutos que antecediam o primeiro sinal do teatro. 

O segundo sinal soou. Roberval e sua esposa subiram ao palco, seguidos pelas quatro sogras, arrancando gargalhadas do público. Com interpretações afiadíssimas de Naira Reiner, Oswaldo Soto, Regina Monteiro, Regina Maura, Paula Sueli e Eulália Santos, e uma direção impecável de Alan Queiróz, As Sogras brilharam no Teatro Inatel.

Após a apresentação, a equipe continuou o trabalho, desmontando cenário, retirando iluminação, maquiagem e figurino. Ainda concentrados, o elenco aos poucos começava a relaxar. A missão de levar o nome do teatro praia-grandense a um Festival Internacional foi cumprida com êxito. 

O diretor Alan Queiróz, premiado em 2017 no Festival Rio In Cena com o espetáculo Querô – Uma Reportagem Maldita (produzido no Núcleo Artístico PDA), acredita que todo o sucesso de “As Sogras” é fruto do trabalho desenvolvido pela Sectur. “O objetivo da secretaria é promover o fomento cultural na Cidade. E estamos colhendo os frutos de todo o trabalho desenvolvido por uma equipe comprometida. Chegamos longe mais uma vez sendo selecionados para um festival internacional. É um grande orgulho poder mostrar em toda a cena teatral que Praia Grande vem promovendo a arte acessível, formando talentos e expandindo cultura a outros estados e municípios do País”.

O intérprete de Roberval, Oswaldo Soto, diz que a experiência de participar de um grande festival foi muito importante. “Pudemos nos apresentar, trocar ideias com outros grupos, assistir a espetáculos e fazer oficinas. Todas as etapas foram muito bacanas e enriquecedoras para o grupo”.

A atriz Nara Reiner também elogiou a troca de experiências. “Conhecer o trabalho de outros grupos acaba nos fortalecendo muito porque percebemos que as dificuldades são as mesmas, as alegrias também”.

“Foi maravilhoso. Atendeu completamente todas as minhas expectativas. Foi uma junção de trabalho, muita arte e diversão”, afirma a atriz Regina Monteiro, compartilhando do mesmo sentimento da colega de elenco Regina Maura Cruz: a responsabilidade de levar o nome do teatro de Praia Grande para outro estado. “Estava ansiosa porque acho muito importante sair da zona de conforto e do nosso espaço, mostrando que Praia Grande faz cultura e ainda expande seus horizontes. Essa experiência foi emocionante”.

Eulália Santos disse estar muito feliz com a oportunidade, e acrescenta que a experiência também mostrou que Praia Grande tem uma excelente estrutura cultural. “Pude confirmar que nosso teatro Serafim Gonzalez é um dos equipamentos culturais mais bonitos que eu já vi, e que participar de um grupo tão unido como o nosso faz com que o trabalho fique mais leve e divertido”.

A diretora da divisão de Artes Cênicas e Música da Sectur e responsável pelo Núcleo Artístico Palácio das Artes, Isabel Samegima, afirma o quanto a participação no Festival promove um grande incentivo a todos que trabalham pela arte na Cidade. “É muito gratificante realizar um projeto como esse, com alunos de nossas oficinas brilhando e expandindo as fronteiras de seus talentos. Isso nos mostra que estamos abrindo caminhos para mais fomento cultural em toda a região”.

“Sentimos um orgulho enorme de todo o elenco e equipe, assim como de todos que trabalham indiretamente para que nossas produções façam esse sucesso. Sabemos o quanto é difícil fazer cultura em nosso país, temos uma realidade social que acaba dificultando a produção cultural no Brasil. Diante de todas essas dificuldades, o esforço e determinação do grupo fizeram com que o espetáculo brilhasse fora de nosso estado. A caminhada deve ser essa, sempre cheia de determinação e amor pelo que é realizado”, declara o secretário interino de Cultura e Turismo, Moisés Gomes. 

Workshop – Além da seleção para a apresentação de As Sogras no FITS, o diretor Alan Queiróz foi convidado para ministrar o workshop O Teatro do Oprimido de Augusto Boal para os participantes do Festival.

Atores amadores participaram de uma aula especial com exercícios, jogos e técnicas teatrais criadas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal. “Nos divertimos muito durante o workshop. Foi uma grande alegria poder dividir esses conhecimentos com os atores, e estar inserido em uma programação tão rica como a que foi elaborada pelo FITS é uma honra”.

10 anos do PDA – Entre 10 e 15 de setembro, o Palácio das Artes oferece uma programação especial totalmente gratuita para celebrar o aniversário. O espetáculo As Sogras faz parte da programação, subindo ao palco do teatro Serafim Gonzalez dia 12, às 20 horas. 

Todas as informações sobre as atividades de aniversário de 10 anos do PDA estão no site www.praiagrande.sp.gov.br e nas redes sociais facebook.com/palaciodasartespg e Instagram @palaciodasartespg.

As Sogras

Ficha Técnica
Texto e direção: Alan Queiróz
Elenco: Naira Reiner, Oswaldo Soto, Regina Monteiro, Regina Maura, Paula Sueli e Eulália Santos
Equipe técnica: Alaff Lira, Samira Aloise, Neuton Costa, Debora Souza, Paulo César Silva, Silas Aloise.
Direção Núcleo Artístico PDA: Isabel Samegima.

ADM5

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: