fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Treinamento aborda plano de ação contra o sarampo em Praia Grande 

Treinamento aborda plano de ação contra o sarampo em Praia Grande 

Estratégia inclui maior atenção aos sintomas em pessoas atendidas nas unidades de saúde
31/8/2018
 

Profissionais de saúde de Praia Grande participaram, nesta semana, de um treinamento visando intensificar a atenção aos sintomas do sarampo. Pessoas que passarem pelos postos de saúde da cidade com sinais característicos da doença devem ser examinadas para a devida notificação e atendimento. A busca ativa por pacientes que viajaram a outros estados recentemente também foi uma das recomendações transmitidas às equipes.

Devem ser observadas situações como febre alta, acima de 38,5 graus, exantema (manchas vermelhas na pele, que podem ou não coçar), além de dores pelo corpo, moleza, prostração, acompanhados ou não de conjuntivite, coriza, tosse, que também são sintomas de outras doenças como a rubéola.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rita de Cássia Pereira, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), a capacitação também tem a finalidade de permitir que profissionais de enfermagem se familiarizem e notifiquem adequadamente as eventuais suspeitas. “Muitos profissionais de Enfermagem e até de Medicina ainda não se depararam com casos de sarampo, já que era uma doença considerada erradicada no País há muitos anos”, salientou.

No evento, também foi abordada a necessidade de orientação e advertência sobre a vacinação tendo a vista a proximidade das ocorrências. “Ouvimos no noticiário que os casos acontecem mais na fronteira da Venezuela, mas não significa que não devemos nos preocupar. Com confirmações em São Paulo e em outros estados, é preciso estar em alerta, sim”, destacou a enfermeira.

A transmissão do sarampo ocorre diretamente, de pessoa para pessoa, por tosse, espirro, fala ou respiração. Por isso, a doença é considerada altamente contagiosa e a única forma efetiva de prevenção é a vacina.

As capacitações são organizadas pela enfermeira Liliana Vaz de Lima, diretora da Divisão do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), em conjunto com o setor de Educação Continuada, a cargo da enfermeira Fabiana Dourado, sob coordenação da Diretora de Enfermagem, do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, Renata Meroti.

Conforme o Superintendente do Irmã Dulce, Dr. Ricardo Carajeleascow, os treinamentos permitem maior preparo das equipes para lidar com situações diversas e emergenciais. “É uma oportunidade para troca de informações, o que se constitui em uma atualização profissional importante”, disse.

Campanha – Neste sábado (1º), Praia Grande fará mais um Dia D de Vacinação. Serão três pontos de atendimento: Litoral Plaza Shopping (das 10h às 20h), Usafa Real (das 9h às 16h) e Secretaria de Saúde Pública-Sesap (das 9h às 16h).

Todas as crianças de 1 a 5 anos incompletos devem receber as doses, inclusive as que já se vacinaram em anos anteriores. As vacinas são 100% seguras e não existe reação. A vacinação continua também durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas em todas as Usafas. De acordo com as atuais diretrizes do Ministério da Saúde, as doses continuarão disponíveis nas unidades mesmo após o fim da campanha. 

ADM5

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: