fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Cemas e Centro Oftalmológico serão instalados no Bairro Aviação em Praia Grande 

Cemas e Centro Oftalmológico serão instalados no Bairro Aviação em Praia Grande 

Eles ocuparão prédio da antiga Casa do Menor, localizada na Rua Tomé de Souza
31/8/2018
 

A nova sede do Cemas (Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais) e o Centro oftalmológico da Prefeitura de Praia Grande serão instalados no Bairro Aviação, ocupando o prédio da antiga sede da Casa do Menor, que fica na Rua Tomé de Souza, 1313. No imóvel também se localizarão um Instituição de Acolhimento (cujas instalações já estão sendo adaptadas) e Residência inclusiva. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados em 2019.

Segundo o Subsecretário de Projetos Especiais da Prefeitura, Luis Fernando Félix de Paula, os demais necessitam de espaços e preparativos para instalação de equipamentos especiais, que requerem projetos e execução especificas, necessitando de licitação, que já está em fase de orçamento. “Todas as unidades serão independentes e com acesso próprio.

O prédio e entorno passarão por obras de reestruturação: o terreno tem aproximadamente 3 mil m². Com as adequações teremos cerca de 1.3 mil m² de área construída e cerca de 1.7 mil m² de área livre, com destaque para o paisagismo e a inserção de áreas próprias para estacionamento de veículos, localizadas nas laterais do terreno, que darão acesso aos serviços”.

O Centro oftalmológico terá 192,39 m², subdividos em 3 consultórios, sala de pré atendimento, recepção com cerca de 60 lugares, sala para arquivo, copa e banheiros públicos. O acesso será pela Rua Tomé de Souza. Já o Cemas (Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais) terá cerca de 600 m² de área construída, subdivididos em 14 consultórios, enfermaria, salas de apoio médico, atendimento ao público e recepção com capacidade para 255 pessoas, copa, depósitos de materiais de enfermagem e de limpeza, além de sanitários fem/masc.

“O acesso será pela lateral do imóvel, onde haverá uma via particular, com estacionamento para veículos. Isto facilitará muito, principalmente para deficientes físicos e pessoas com problema de locomoção. Sem falar que com o estacionamento próprio a tendência é que as ruas do entorno não fiquem com excesso de veículos estacionados, isso ajuda muito na mobilidade urbana, melhorando o fluxo de veículos”, explicou o chefe do Departamento de Projetos Especiais.

O Cemas atende 14 especialidades, sendo elas reumatologia, oftalmologia, pneumologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, alergologia, endocrinologia pediátrica, cardiologia, nefrologia, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia de cabeça e pescoço, oncologista, proctologia, urologia, cirurgião vascular, geriatria, dermatologia, gastroenterologia, hematologia, neurologia, ortopedia e neurocirurgia. E o Centro Oftalmológico contará com profissionais altamente capacitados e tecnologia de última geração para atender os pacientes desde as pré-consultas até exames e procedimentos cirúrgicos.

Junto ao Cemas, na área mais ao fundo e também com acesso pela via lateral da edificação será instalada uma Residência Inclusiva que terá no total cerca de 178 m², subdivididos em 4 dormitórios, sala de estar/jantar, cozinha, lavanderia e banheiros feminino e masculino. Na área externa o equipamento contará com um local para banho de sol e exercícios, dotada de um quiosque com 25m².

A Secretaria de Assistência Social (Seas) também ganhará novos equipamentos. A antiga unidade da Instituição de Acolhimento São Francisco de Assis (Iasfa), que funcionava no local será reformulada e ganhará novos espaços, semelhantes a uma residência comum. No local as crianças e adolescentes acolhidos poderão participar da rotina da casa de maneira colaborativa, como acontece na maioria das famílias. O equipamento, localizado na lateral oposta ao Cemas, terão cerca de 318 m², subdivididos em 4 dormitórios, sala de estar, cozinha, lavanderia, salas de coordenação e equipe técnica, além de varanda e banheiros (fem/masc).

Também será construída uma unidade de Residência Inclusiva destinada ao acolhimento de jovens e adultos com deficiência, cujos vínculos familiares estejam rompidos ou fragilizados e que não dispõe de condições de auto sustentabilidade. 

A reforma do local já foi iniciada e está sendo readequado com a instalação de nova sala de reunião, sala de administração, além de receber melhorias na área da cozinha e banheiros. A cerâmica interna de todo o prédio está sendo trocada e nova pintura será realizada pela equipe nas próximas semanas. Além disso, a fachada já começou a ser remodelada e ganhará uma arquitetura semelhante a de uma residência, diferente dos equipamentos públicos da Cidade. A previsão é que a reforma seja finalizada em outubro.

“É um grande projeto, que trará melhorias na prestação dos serviços, na medida em que moderniza a estrutura física de atendimento, oferecendo melhor ambiente para profissionais e munícipes que buscam estes serviços. Também há a questão da inserção das áreas de estacionamento, que além de beneficiar quem irá a estes locais de veículos, auxiliará o trânsito e o fluxo de veículos no entorno dos equipamentos, evitando um excesso de veículos estacionados nestas vias. Há também todo um trabalho de paisagismo, com inserção de jardins, gramíneas e árvores de pequeno porte ao redor dos prédios, que se integrará positivamente à paisagem urbana do bairro”, finalizou Félix de Paula.

ADM5

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: