• +55 13 99615 8477
  • osvaldo.costa@euamopg.com

Palácio das Artes de Praia Grande completa 10 anos em setembro 

Palácio das Artes de Praia Grande completa 10 anos em setembro 

Complexo marca o desenvolvimento cultural de Praia Grande
30/8/2018
 

Um sonho que se tornou realidade e continua gerando os frutos planejados para uma Cidade em ritmo de desenvolvimento acelerado. O Palácio das Artes (PDA), um dos maiores complexos culturais da região, completa 10 anos dia 11 de setembro fazendo história em Praia Grande.

Após uma década de atividades, o equipamento coleciona resultados que se convertem em eventos de grande porte, espetáculos teatrais renomados, exposições estendidas ao exterior, e uma produção cultural rapidamente reconhecida no cenário regional e nacional. Além disso, o PDA cumpre com o principal requisito de sua criação: democratizar acesso e o fomento à cultura na Cidade.

Para comemorar os 10 anos do PDA, a Prefeitura de Praia Grande, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), que gerencia o equipamento, preparou uma semana de atividades gratuitas e abertas ao público. Por exemplo, a Galeria de Artes Nilton Zanotti e o Museu da Cidade terão horários especiais nesta semana, funcionando de terça a sexta-feira, das 14 horas até às 20 horas. Espetáculos teatrais, musicais, exposições e workshops também fazem parte da programação, que acontece de 10 a 14 de setembro. Em breve, a Sectur divulgará todas as informações pelo site da Prefeitura e em suas redes sociais sobre as atividades preparadas.

O Complexo – Concentrando no mesmo espaço o Museu da Cidade, Galeria de Artes Nilton Zanotti, Teatro Serafim Gonzalez e Núcleo de Criação Artística Palácio das Artes, o PDA é um dos maiores centros culturais da região e impressiona pela beleza arquitetônica, principalmente pela presença de um item amado por aqueles que gostam de guardar uma recordação do local visitado: um lustre gigante, alusivo ao filme “O Fantasma da Ópera”, que possui mais de 12 mil pedras de cristal e 120 lâmpadas. 

A decoração e arquitetura realizam um “casamento perfeito” com as atividades oferecidas no espaço, todas com o intuito de fomentar e desenvolver ainda mais o cenário cultural de Praia Grande. 

Teatro Serafim Gonzalez – Palco para orquestras conceituadas como Petrobrás, Pão de Açúcar, entre outras, e apresentações inesquecíveis, como a do maestro João Carlos Martins, o Teatro recebeu pela primeira vez em 2018, a Encenação da Paixão de Cristo, um dos espetáculos mais aguardados no calendário de eventos da Cidade, lotando os 513 lugares do teatro nas quatro sessões disponibilizadas gratuitamente.

As produções culturais feitas nas oficinas do Palácio das Artes cumprem o papel de formação artística e de plateia, alcançando sucesso de público em espetáculos como Alice Despedaçada, Querô – Uma Reportagem Maldita, ganhador de dois prêmios no Festival Rio In Cena 2017, e As Sogras, produção que ganha o Brasil concorrendo ao Rio in Cena deste ano, e participando da Mostra Internacional de Teatro de Minas Gerais no próximo dia 1 de setembro.

Todas essas produções foram apresentadas no Serafim Gonzalez com entrada gratuita. Em 10 anos, o teatro já recebeu aproximadamente 318 mil pessoas, que puderam assistir a cerca de 750 espetáculos, muitos deles gratuitos. 

Museu da Cidade – Muito embora a Cidade seja considerada nova em relação a diversos municípios do país (apenas 51 anos de emancipação), o Museu conta com vários registros fotográficos e audiovisuais que possibilitam o visitante estar conectado com a história e as evoluções realizadas ao longo dos anos. Com cerca de 250 metros quatros quadrados, o local conta com televisores que mostram o testemunho dos próprios moradores que auxiliaram no desenvolvimento da Cidade. 

O Museu já recebeu cerca de 53 mil visitantes, 18 exposições (itinerantes, longa duração e temporárias) e contempla ainda seis mesas expositivas, trazendo imagens e documentos relevantes à história de Praia Grande. Os arquivos costumam serem trocados regularmente, pois o Acervo do Centro de Documentação dispõe de mais de 40 mil documentos doados por munícipes.

As Ações Educativas, realizadas em parceria com a Galeria Nilton Zanotti, atendem estudantes das redes municipal e estadual, transformando o aprendizado sobre a história de Praia Grande em um momento de diversão. 

Galeria de Artes Nilton Zanotti – São cerca de 320 metros quadrados que atendem aos padrões de galerias de arte no país, recebendo exposições durante o ano todo, entre elas o Salão de Artes Plásticas, uma mostra competitiva que reúne artistas de todo o Brasil e do exterior de diversas linguagens. Completando 25 anos em 2018, o Salão de Artes é um dos eventos mais conceituados nas artes plásticas nacionais, revelando diversos talentos para o mundo. Já passaram pela Galeria 82 exposições, que formaram público de 38 mil pessoas.

Núcleo de Criação Artística – Inaugurado em 2014, o Núcleo completa quatro anos de funcionamento e abriga seis salas de aula e o Teatro de Bolso Leni Morato, com capacidade para 80 pessoas. As atividades oferecidas são diversificadas: canto e coral, violão, teatro, bateria, percussão, flauta, teoria musical, musicalização, performance corporal e artes visuais. Todas as oficinas são voltadas para maiores de 14 anos, exceto as de performance e artes visuais, que podem ser feitas por crianças acima de 7 anos.

Os grupos de Excelência do Núcleo mostram que todo o trabalho realizado gera bons frutos. Ao longo dos quatro anos de existência, o Núcleo formou a Banda Show Palácio das Artes, Coro Cênico TalVoz, Coral Municipal Vozes da Praia, MPBossa, Chorões do Palácio, Camerata de Violões de Praia Grande (em parceria com a Secretaria de Educação), Cia de Criação Teatral, Grupo Insuporsanos e Corpo Híbrido, que se apresentam em eventos oficiais da Administração Municipal. 

Com 10 anos de história em Praia Grande, o Palácio das Artes deixa um legado artístico para a Cidade, se firmando como um dos complexos culturais mais completos da região. 

ADM5

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: