fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

UPA faz eletrocardiograma com laudo à distância

UPA faz eletrocardiograma com laudo à distância

Exame laudado é emitido por cardiologistas plantonistas do H-Cor
23/8/2018
 

Pacientes que passarem pela Unidade de Pronto Atendimento – UPA, do Bairro Samambaia, com aparente quadro de problema cardíaco, podem realizar eletrocardiograma e receber um laudo emitido por um cardiologista à distância. 

De forma ágil e com credibilidade, o serviço possibilita o encaminhamento para a ação médica apropriada, especialmente em casos urgentes como infarto do miocárdio. Solicitado por médicos de diferentes especialidades, o eletrocardiograma ou ECG verifica o ritmo dos batimentos do coração. 

Os cardiologistas de plantão no Hospital do Coração (HCor de São Paulo) vão emitir o exame laudado, graças à tecnologia denominada TeleECG. As vantagens da TeleECG foram consideradas igualmente relevantes para implantação na UPA, pela Diretora de Enfermagem do CHID, Renata Meroti. “A avaliação à distância evita o deslocamento de pacientes para a obtenção destes serviços. Em muitos casos, esse tempo pode ser vital para salvar uma vida. Por isso, por determinação do nosso Superintendente, fizemos todos os esforços para que isso fosse viabilizado o mais rápido possível na unidade”, disse.

Ainda segundo Renata, o volume de atendimento e a localização estratégica da UPA justificou a iniciativa, que segue diretrizes do Ministério da Saúde e do Hospital do Coração – HCor. “A UPA Samambaia está localizada em um dos bairros mais populosos da Cidade, recebendo também pacientes de cidades vizinhas. Por isso, não temos dúvida de que, em consonância com o Governo Municipal, ao nos preocuparmos com ações que visam esse tipo de atendimento ao cidadão, estamos cumprindo um relevante papel”, destacou.
O eletrocardiograma é um exame não-invasivo que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca quando o paciente está em repouso. É capaz de definir o número de batimentos por minuto e o ritmo do coração, identificando problemas como arritmias (alteração do ritmo normal), distúrbios de condução elétrica e eventuais sobrecargas das cavidades cardíacas.

O exame é simples, indolor e geralmente muito rápido. Com o paciente deitado, é feita a limpeza do tórax, pernas e braços com gaze embebida em solução antisséptica. Depois, são colocados eletrodos nas pernas, próximos aos punhos e na região anterior do tórax do paciente. É usado um gel condutor para evitar interferências. A atividade elétrica do coração passa para os tecidos e chega até a pele, sendo captada por eletrodos.

Já o laudo consta a descrição de todos os elementos encontrados no exame e informações sobre a frequência cardíaca e outros aspectos cardiovasculares do paciente. O documento é finalizado com parecer do médico, concluído a partir dos dados obtidos no exame que, de forma geral, compara os gráficos gerados pelo paciente com gráficos padrão. A partir desta comparação, o especialista verifica se o estado é de normalidade ou de alteração dos batimentos do coração.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em todo o mundo.

ADM5

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: