fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Alunos disputam seletiva de paratletismo do JEESP

Alunos disputam seletiva de paratletismo do JEESP

Competição envolve estudantes do Estado
13/8/2018
 

De quarta a sexta-feira (15 a 17), a partir das 8h30, na pista do Comitê Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo, na Capital, alunos de Praia Grande disputam o torneio de paratletismo dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), categoria infantil (15 a 17 anos). O evento regido pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) conta com apoio das Secretarias Estaduais de Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; e Secretaria de Esporte e Lazer de Praia Grande.

A seletiva paraolímpica do JEESP qualifica os melhores competidores para integrarem a seleção paulista na disputa da ParaOlímpiada Escolar que ocorre na cidade de São Paulo, de 19 a 24 de novembro. Este evento é regido pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro. Outras informações podem ser obtidas no site http://www.cpb.org.br/paralimpiadas-escolares.

Representam Praia Grande na seletiva do JEESP 10 paratletas: Ana Carolina Silva (Escola Municipal Joaquim Augusto Ferreira Mourão), Queila Bruna Assis de Senna Ribeiro (EM Roberto Mario Santini), Glória Poliana Platner do Amaral (Escola Estadual Professor Antônio Nunes Lopes da Silva, Emanuell Praxedes de Souza (EM Carlos Roberto Dias), Murilo do Nascimento Oliveira (EM Governador Franco Montoro), Adrian Oliveira Conceição (EE Professor Pedro Paulo Gonçalves Lopes).

E ainda, Gustavo Pincovani Havel, Allan Roger Torres e Andrey dos Santos Bezerra (todos da EE Vila Tupi); e Filipe Lúcio de Souza (reside e compete por Praia Grande, mas estuda no Colégio Batista da Primeira de São Vicente). O grupo será comandado pelas professoras Mariam Miam (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL – de Praia Grande) e Marquisia Rigo (EE Vila Tupi).

Tênis de mesa – Nos dias 2 e 4 de setembro, a partir das 8h30, no Centro Esportivo do Comitê Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo, na Capital, os paratletas Queila Bruna, Glória Poliana e Adrian Oliveira disputam a seletiva paraolímpica de tênis de mesa do JEESP Infantil. Os paratletas recebem orientação técnica dos professores da SEEL Daniela Eiko Itani e Marcelo Basso Fernandes.

Dados – Os JEESP objetivam promover, por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os alunos das redes de ensino fundamental e médio, fomentando o desporto escolar e a descoberta de novos talentos esportivos que possam ser indicados para participar do Programa Bolsa Talento Esportivo e do Centro de Excelência Esportiva. 

Segundo o regulamento oficial da disputa, o JEESP é realizado em quatro categorias: pré-mirim (até 12 anos), mirim (13 e 14), infantil (15 a 17) e juvenil (18). Para alunos com deficiência física, intelectual e visual, há as divisões A (12 a 14 anos) e B (15 a 17). Cada uma tem uma fase final em local diferente. No geral, disputam-se as modalidades de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez; e para pessoas com deficiência (PcD): bocha, futebol de cinco e sete; goalball, basquete e tênis em cadeiras de rodas e vôlei adaptado.

A competição é dividida em quatro etapas. Na primeira, participam apenas escolas estaduais (inclusive as técnicas). Na segunda, disputam instituições de ensino municipais, privadas e técnicas federais. Na terceira, todas as unidades escolares são envolvidas. Na quarta, reúnem-se os campeões das etapas anteriores. Além das etapas, há a divisão por fases. A primeira fase do torneio é a interdiretorias que reúne escolas representadas pela Diretoria de Ensino (DE) local; no caso de Praia Grande, a Diretoria de Ensino de São Vicente (DESV) que reúne ainda as cidades de Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe. A segunda fase é a regional que aglutina os times vencedores da DESV com os da DE de Santos (Santos, Guarujá, Cubatão e Bertioga) e DE de Registro (Registro, Barra do Turvo, Cajati, Iguape, Jacupiranga, Paraquiera-Açu, Eldorado, Sete Barras e Cananéia). 

Nos esportes coletivos, os vencedores das etapas regionais classificam-se diretamente para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) – etapa nacional (antiga Olimpíada Brasileira Escolar). Já nas modalidades individuais (como atletismo e natação, por exemplo), eles qualificam-se para a Seletiva Escolar Estadual. Passando por mais esta etapa, eles avançam ao JEJ. Além do site do JEESP, outras informações podem ainda ser obtidas no site www.selj.sp.gov.br.

ADM5

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: