fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Seduc destaca atividades da Pedagogia Comunitária para futuros professores

Seduc destaca atividades da Pedagogia Comunitária para futuros professores

Palestra foi organizada pela Divisão de Ação Comunitária da Seduc
7/8/2018
 

A Divisão de Ação Comunitária da Secretaria de Educação (Seduc) realizou palestra sobre o tema Pedagogia Comunitária, na Faculdade Alfamérica, em Praia Grande. Durante o encontro, que ocorreu na sexta-feira (3), realizado com cerca de cem estudantes do curso de pedagogia, o grupo liderado pela diretora do setor, Valkiria Medeiros, detalhou o trabalho desenvolvido com os mais de 56 mil alunos da rede e a comunidade no entorno das 76 escolas municipais.

Com o tema Mobilização pela Educação, a palestra destacou que o grupo tem como principal função aproximar escola e comunidade. “Podemos fazer a diferença e transformar a vida de um aluno ao tentar entender o que ocorre fora da sala de aula”, completou a diretora de Divisão.

Por meio do contato com os pais e visitas domiciliares, o projeto Evasão Escolar realiza um levantamento das causas das ausências e conscientiza as famílias da importância da frequência escolar. A visita é realizada depois que a equipe escolar verifica quais alunos estão faltando demasiadamente e encaminha esses casos à equipe de combate à evasão. Em 2017, foram realizadas 2.992 visitas domiciliares.

Além das visitas domiciliares, a Seduc realiza outros procedimentos visando à frequência escolar dos estudantes, como convocações e reuniões de pais, ações que aproximam os pais da escola, projetos que estimulam a permanência desses alunos no contexto escolar, entre outras ações. “Para fazer esse trabalho, esse ano contamos com a chegada de 19 estagiárias. Inclusive, algumas são dessa instituição de ensino”, destacou Valkiria.

Para a diretora de Divisão de Ação Comunitária, a palestra permite que os futuros professores conheçam parte do trabalho realizado pela Secretaria de Educação. “Muitos deles, uma vez formado, serão professores na nossa rede. Além disso, muitas vezes a teoria não se aplica na prática e esse contato inicial, ainda na cadeira da faculdade, permite o conhecimento prévio dessa realidade”, enalteceu.

ADM5

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: