• +55 13 99615 8477
  • osvaldo.costa@euamopg.com

Idosos de Praia Grande participam de palestras sobre a importância do respeito às normas viárias

Idosos de Praia Grande participam de palestras sobre a importância do respeito às normas viárias

Ação será realizada no mês de agosto nas unidades do projeto Conviver
2/8/2018

Para aprender sobre normas viárias não tem idade. Por isso, a Secretaria de Trânsito de Praia Grande (Setran) iniciou nesta quinta-feira (2), no Conviver Samambaia, uma série de palestras sobre a importância do respeito às normas viárias nas unidades de Convivência para a Terceira Idade (Projeto Conviver). As atividades são voltadas à realidade do idoso, com informações específicas como sinalização viária, vagas especiais e a importância do uso do cinto de segurança.

A palestra dura aproximadamente 20 minutos e conta com orientação de agente de trânsito da Seção de Orientação e Educação da Setran, além de vídeos educativos e bate papo com troca de experiências. A mesma ação será realizada ao longo do mês de agosto em outras sete unidades Conviver, geralmente no período da manhã e da tarde. As palestras no Samambaia atraíram público de aproximadamente 40 pessoas.

De acordo com o palestrante do evento, o agente Cristiano Muniz, os idosos precisam ficar atentos aos menores detalhes no trânsito, por serem muitas vezes um público mais vulnerável. “Estas orientações podem salvar vidas. Eles estão na chamada ‘melhor idade’, dessa forma é muito triste saber que às vezes um pequeno descuido no trânsito possa interromper isso”.

A diretora da unidade, Cícera Eduardo Gomes, explicou que as palestras, da manhã e da tarde, foram muito bem recebidas. “São assuntos relacionados ao dia a dia deles. Muitos deles usam como meio de transporte bicicletas, além de andarem muito de carro e a pé. Por isso, ações parceiras como essa entre as Secretarias de Trânsito e de Assistência Social são tão importantes”.

A professora aposentada, Sidalva dos Santos, de 55 anos, disse ter gostado muito do evento. “Acho importante palestras com estas, especialmente para tirar dúvidas e mostrar coisas importantes que, muitas vezes, nem notamos. Não dirijo e não ando de bicicleta, mas no meu dia a dia como pedestre, noto muita imprudência, por isso temos que estar sempre atentos”.

Quem também participou da ação foi a aposentada Francisca Teixeira Bianchini, de 69 anos. Segundo ela, o que mais gostou foi que a palestra apontou os deveres de cada um. “Por exemplo, recentemente quase fui atropelada por uma ciclista, mas ambas tínhamos culpa: ela por estar na contramão e eu por não ter olhado antes de atravessar. Se todos entenderem seu papel, com certeza teremos um trânsito mais seguro”.

A aposentada Aparecida Lourdes de Souza José, de 59 anos, disse que o que mais a surpreendeu foi o quão importante é o uso do cinto mesmo no banco traseiro do carro. “Eu nunca me atentei ao quanto é perigoso. Com vídeos e informações passadas pelo agente de trânsito vi o risco que corro quando ando dessa forma”.

As próximas palestras de trânsito voltadas à terceira idade terá o seguinte cronograma:
Sexta (3), às 8h30 e às 13h30 – Conviver São Jorge;
Sexta (10), às 13h30 – Conviver Caiçara;
Quarta (15), às 8h30 – Conviver Solemar;
Sexta (17), às 08h30 – Conviver Ocian;
Segunda (20), às 08h30 – Conviver Tupi;
Quarta (29), às 13h30 – Conviver Guilhermina;
Sexta (31), às 08h30 – Conviver Boqueirão.

Administração ∴

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: