• +55 13 99615 8477
  • osvaldo.costa@euamopg.com

Rio de Janeiro e Santos proibem canudos plásticos falta agora Praia Grande seguir exemplo

Rio de Janeiro e Santos proibem canudos plásticos falta agora Praia Grande seguir exemplo

 

A medida vale para bares, restaurantes, hotéis e pensões

Canudos de plástico estarão proibidos em bares, restaurantes, hotéis e pensões de Santos a partir de 2019. A medida, estabelecida pela Lei Complementar 1.010, sancionada nesta terça-feira (31), visa à preservação do meio ambiente por meio da redução do descarte de produtos plásticos, cujo processo de decomposição natural pode levar até quatro séculos, segundo o Ministério do Meio Ambiente.

A multa para estabelecimentos que desrespeitarem a nova regra vai variar de R$ 500 a R$ 1.000. Para canudos feitos de materiais alternativos como papel ou metal, continua valendo a obrigação da embalagem em papel, conforme a legislação municipal.

Para o secretário de Meio Ambiente (Semam), Marcos Libório, a proibição deve gerar impacto positivo à fauna marinha. “Os canudos são facilmente levados pelo vento e estão entre os itens poluentes mais encontrados no ambiente marinho, com danos à saúde dos animais”.

Ele ressalta, ainda, que a medida não terá impacto no comércio, já que há opções para o atendimento aos clientes. “Há alternativas sustentáveis para substituição, como o canudo de papel”, salienta, lembrando que a lei passa a valer somente no próximo ano. “Haverá um semestre para a adaptação”.

Fonte: Jornal da Orla

O mais efêmero dos descartáveis poluidores, o canudo plástico, se tornou, nos últimos anos, um dos grandes inimigos do meio ambiente. Material utilizado por menos de cinco minutos leva mais de 100 anos para se decompor. Apenas com os canudos consumidos pelos brasileiros, em um ano, é possível construir um muro de mais de 2 metros em torno da Terra.

Com o intuito de reduzir esse impacto, na cidade do Rio de Janeiro, recentemente o produto foi banido, de acordo com projeto de lei sancionado no início de julho e publicado no Diário Oficial do Município do Rio. Os estabelecimentos que descumprirem a lei – ainda sem data para entrar em vigor – estão sujeitos a multa de três mil reais. Em caso de reincidência, o valor pode chegar a 6 mil reais.

Com a mudança, algumas empresas começaram a buscar alternativas para a substituição do canudo plástico. Recentemente, o Starbucks anunciou a eliminação dos canudos plásticos de todos os seus restaurantes, até 2020. O McDonalds, por sua vez, não irá mais entregar canudos espontaneamente para os seus clientes. E, a partir de amanhã, 1º de agosto, o Grupo Giraffas, maior rede de refeições completas do Brasil, irá substituir todos os canudos de seus restaurantes.

No Grupo Giraffas, a iniciativa será responsável pela troca de aproximadamente 24 toneladas de plástico consumido por ano, por material biodegradável. Segundo Adriano Freire, Diretor de Suprimentos, Pesquisa e Inovação do Grupo Giraffas, a mudança trará benefícios ambientais imediatos. “O consumo médio de todas as unidades somadas é de aproximadamente dois milhões de canudos por mês, o que equivale a 420 quilômetros de plástico, ou seja, o trajeto de São Paulo ao Rio, em plástico produzido todo mês”, explica.

Além do impacto ambiental imediato, a substituição de canudos plásticos também gera reflexos na economia. Se o canudo plástico gera reflexos no orçamento municipal, com a grande produção de lixo, o material reciclável contribui com a economia circular de reuso e, além de reduzir a poluição, ele também é responsável por menos recursos sendo retirados do meio ambiente, para a produção de um produto de pouca vida útil.

Website: https://www.giraffas.com.br/

Fonte: Exame

Administração

Na nossa praia você é o DESTAQUE!

1 comment so far

Lord Pimpão de Catanduva SPPublicado em1:46 pm - ago 1, 2018

Se vez de PROIBIR, não seria mais interessante ter um Projeto para incentivar a RECICLAGEM DO LIXO? E depois, e as outras coisas que também são feitas de plastico?
PROIBIR não é solução, RECICLAGEM DO LIXO é a verdadeira solução.
Minhas máximas considerações e homenagens.
Ass. Lord Pimpão de Catanduva SP

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: