fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Profissionais da Saúde participam de ciclo de palestras

Profissionais da Saúde participam de ciclo de palestras

O tema “Empodere-se Agora” foi discutido durante dois dias de evento
26/7/2018

Com o intuito de provocar uma reflexão sobre o modo natural de enfrentar situações do cotidiano, duas educadoras físicas realizaram palestras, no anfiteatro do Hospital Municipal Irmã Dulce. Ressaltando condutas que sugerem maior confiança no que se faz, o tema “Empodere-se Agora” é título de um livro, que reúne 41 histórias de superação. O evento foi voltado aos profissionais de saúde e de outros setores do Complexo Hospitalar.

Organizada pelo setor de Educação Continuada, sob coordenação da Gerência Geral de Enfermagem, a abordagem reúne experiências que podem ser aplicadas nas áreas profissional, familiar ou na administração de negócios.

Como professora de Educação Física, Suellen Moraes Galante relatou como aprendeu a superar conflitos já na infância. Criada pela avó e convivendo com vários problemas familiares, ela revelou ter conseguido suplantar seus traumas e ter extraído muitos ensinamentos. “Eu rejeitei as coisas que não faziam bem para mim como o cigarro, a bebida e outras influências negativas e meu refúgio foi a escola, onde aprendi a formar minha personalidade”, disse.

Falando sobre Empoderamento Infantil, Suellen defende técnicas que, se aplicadas em determinada fase, podem ser mais bem absorvidas. “Até os 12 anos, as crianças memorizam mais as informações que elas já viram ou vivenciaram do que as informações abstratas. Quando a criança chega da escola, o ideal é que os pais conversem com ela, fazendo perguntas como o que comeu, se fez algum amigo novo, qual o assunto que mais gostou naquele dia. São perguntas mais abertas e não as que podem ser respondidas apenas com um sim ou não. Propõe-se, inclusive, que ela ensine a matéria nova ao pai ou a mãe. Quando se faz isso, a criança retêm muito mais o que aprendeu na aula”, destaca.

Colega de profissão e de local de trabalho, Ianka Oliveira Nogueira ainda leciona Ioga, o que também a credencia a discorrer sobre um dos temas do livro: “Você é a cura da sua vida”. O poder da mente para curar enfermidades a para ver a vida sob outras perspectivas fazem parte do seu capítulo na publicação. “As pessoas estão sempre procurando em sua volta o que elas necessitam naquele momento, sem saber que quase sempre as respostas estão dentro delas mesmas, mas que muitas vezes não se dão conta disso”, salienta.

Segundo Ianka, a experiência pessoal, os princípios da Ioga e cursos que frequentou ajudaram na construção de seu caráter. Para ela, a aceitação e o amor próprio são alguns dos pontos de partida em busca de soluções para a maior parte dos problemas da sociedade.

Tanto Suellen quanto Ianka dizem aplicar estes conhecimentos em suas aulas diariamente, quando introduzem temas ou brincadeiras, que além do bem estar físico e mental, propiciam também, através da prática, maior conscientização sobre os valores sociais, morais e éticos do indivíduo.

Para a gerente Geral de Enfermagem, Renata Meroti, conteúdos como os apresentados propõem uma autoavaliação sobre como cada um enxerga sua própria vida. “No dia a dia, vamos levando a vida de forma muito automática. Uma reflexão observando todos os aspectos expostos pelas palestrantes caba por motivar para mudar a rotina e melhorar a vida de todos”, considera.

Além do Irmã Dulce, as professoras já se apresentaram para públicos em Santos e no Palácio das Artes, em Praia Grande.

Administração ∴

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: