fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Contagem de veículos é realizada no Bairro Ocian

Contagem de veículos é realizada no Bairro Ocian

Levantamento visa melhorias viárias futuras no trecho
24/7/2018

Iniciado em março deste ano, a contagem manual volumétrica de veículos das principais vias e cruzamentos de Praia Grande segue sendo realizada pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). As ações atualmente estão concentradas no Bairro Ocian e a previsão é que a partir da próxima semana o trabalho aconteça também nos bairros Tupi e Boqueirão. O intuito do serviço é obter dados para estudos de melhorias viárias futuras nos trechos, que podem variar desde ações educativas até mudanças de infraestrutura.

Durante o trabalho é contabilizado separadamente a quantidade de carros, motociclistas e demais veículos motorizados. A contagem é feita por agentes de trânsito que com a ajuda de aparelho específico, sob coordenação da Seção de Educação e Segurança de Trânsito da Setran.

Para se ter uma ideia dos resultados já levantados, a contagem feita no cruzamento da Rua Pernambuco com a Avenida Presidente Castelo Branco, no Bairro Boqueirão, em horários diferenciados, chega a mostrar aumento de aproximadamente 50% na quantidade de veículos de passagem pelo trecho. Pela proximidade de um dos maiores centros comerciais da Cidade, a quantidade que trafega pelo local às 8 horas (499 veículos/hora) é menor que às 14 horas (953 veículos/hora), evidenciando a necessidade de ações mais voltadas ao horário de pico de passagem no local.

Além do trecho entre a Rua Pernambuco com a Avenida Presidente Castelo Branco, o trabalho já foi finalizado também nos cruzamentos da Avenida Dr Roberto de Almeida Vinhas com Rua Dorivaldo Francisco Loria e acesso à Via Expressa Sul, também no trecho com a Rua Arthur Marques dos Santos, ambos no Bairro Maracanã; da Avenida Presidente Kennedy com Rua Dr Vicente de Carvalho, Ocian; das Ruas Bahia e Pernambuco, Presidente Costa e Silva com a praia, Pernambuco com Rua Jaú, Costa e Silva com Rua Ponta Porã e Alameda Metropolitana, todos no Bairro Boqueirão; entre outros. Atualmente das atividades estão acontecendo nas Ruas Dom Pedro II e Guimarães Rosa, Bairro Ocian.

A diretora da Seção de Educação de Trânsito, Elaine Fornazieri, explicou que o setor realiza melhorias viárias com base em estudos e levantamentos de informações, que analisam, entre outras coisas, número de ocorrências de trânsito, características físicas da via e fluxo viário. “Esse trabalho de contagem continuará em outros locais da Cidade, especialmente em trechos com grande fluxo de veículos e pedestres. Praia Grande tem mostrado, ano após ano, queda no número de ocorrências de trânsito e isso é resultado de um trabalho realizado com planejamento, baseado em dados efetivos, que ajudam a direcionar as ações onde são mais necessárias, evitando acidentes e, principalmente, mortes no trânsito”.

Administração ∴

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: