• +55 13 99615 8477
  • osvaldo.costa@euamopg.com

Capacitação para 450 serventes destaca benefícios da ginástica laboral

Capacitação para 450 serventes destaca benefícios da ginástica laboral

Servidores participaram de atividade realizada no Auditório, na quarta (4)
5/7/2018

A formação e capacitação dos educadores de apoio são destaques e ocorrem de forma constante em Praia Grande. Na quarta-feira (4), foi a vez de cerca de 450 serventes participarem de atividade realizada no Auditório Jornalista Roberto Marinho, Bairro Mirim. Durante o encontro, o grupo aprendeu sobre os benefícios que a ginástica laboral pode trazer. 

Os profissionais responsáveis pela limpeza e manutenção das 76 unidades escolares foram divididos em quatro grupos que participaram de duas sessões de manhã e outras duas a tarde. Nomeada “Ginástica Laboral como Promoção de Saúde e Bem-Estar”, a capacitação ficou a cargo da Divisão de Esportes nas Escolas.

Cada sessão teve duração de uma hora e meia. Ao longo da conversa com as turmas, os assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) de esportes destacam as vantagens que a ginástica laboral pode oferecer a rotina de cada servidor. “As pessoas precisam entender que atividade física não pode ficar condicionada apenas a parte estética. Mas, principalmente, como questão de autoestima e qualidade de vida”, destacou o atp Leonardo Pavan. 

Dicas de ergonomia relacionada a função de servente também foram passadas aos grupos.

Movimentos como agachar para pegar objetos pesados no chão, não fazer rotação brusca do corpo portando sobrecargas e alongar entre os intervalos de cada tarefa estão entre as ações preventivas que os funcionários podem adotar na rotina de trabalho. Após receber todas as instruções, o grupo participou de uma aula de ginástica laboral. 

Durante a atividade, o assistente técnico pedagógico André Luiz da Costa Marques apresentou exercícios que os serventes podem fazer na própria unidade escolar sem o auxílio de um educador físico. “É fundamental que os servidores tirem de 10 a 15 minutos para alongar e relaxar a musculatura. Isso trará ganhos redução de estresse e fadiga muscular, além de na melhora da otimização do trabalho”, enfatizou.

Servente na EM Vereador Felipe Avelino de Moraes (Bairro Caiçara), a funcionária Márcia Dellapascoa acredita que a capacitação mostra a preocupação da Secretaria de Educação (Seduc) com os servidores. “Gostei principalmente com relação a parte dos exercícios. As vezes, a gente acha que é impossível ter uma pausa de cinco/dez minutos para aliviar uma tensão em partes do corpo que são muito exigidas. Então foi muito proveitoso”.

Administração ∴

%d blogueiros gostam disto: