• +55 13 99615 8477
  • osvaldo.costa@euamopg.com

Ongs são fiscalizadas por Conselho Municipal de Praia Grande

Ongs são fiscalizadas por Conselho Municipal de Praia Grande

Avaliação garante que entidades fiquem dentro das regras nacionais
21/6/2018

A reunião do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) desta quinta-feira (21), realizada na Casa dos Conselhos, discutiu as visitas realizadas às ONGs durante o mês de maio e junho, na cidade de Praia Grande. Presidida por Silvia Passberg, o encontro contou com representantes da Prefeitura em conjunto com munícipes e tratou da fiscalização das entidades cadastradas no CMAS.

Segundo a 1ª secretária do Conselho, Nádia Guimarães, existem normas para todas as organizações seguirem ao entrar no CMAS. Entre elas, é necessário que enviem um plano de ação para o Conselho, ou seja, um documento com todas as atividades realizadas pela instituição. “Após isso, esse plano passa por uma avaliação, que conta com visitas técnicas às organizações. O principal objetivo dessas visitas é fiscalizar todas as ONGs e, se aprovadas pelos membros, podem ser cadastradas ao Conselho”.

Esse processo é feito anualmente para um contínuo trabalho de fiscalização às instituições que já são filiadas. “Não basta colocar apenas no papel. Nós vamos ao lugar para ver se realmente estão realizando o trabalho que colocaram no plano de ação”, completa Nádia Guimarães.

O CMAS também faz o papel de orientar, já que muitas vezes constatam dificuldades dessas instituições em documentar e se enquadrar no padrão, que deve ser seguido nacionalmente. “Temos assistentes sociais aqui para ajudar nessa fiscalização e, com esse olhar apurado, sugerimos muitas melhorias para as ONGs, ressaltou a vice-presidente Silvia Passberg.

Atendimento – A Casa dos Conselhos está instalada dentro do Vivência Tupi, onde também funcionam a Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), o Programa Super Escola e o Programa Conviver. O local tem o objetivo de integrar diversos públicos e promover a cidadania entre os moradores de diferentes faixas etárias. A Casa dos Conselhos fica na Rua Xavantes, n° 51, Bairro Tupi, e funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h30.

Administração

Na nossa praia você é o DESTAQUE!

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: