fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Redução de congestionamento e acidente marca segundo ano do Viaduto do Sol

Redução de congestionamento e acidente marca segundo ano do Viaduto do Sol

Entre 2016 e 2017, o número de acidentes no local teve diminuição de 50%
19/6/2018

A construção do Viaduto do Sol, inaugurado em junho de 2016, localizado na Avenida Ayrton Senna, em Praia Grande, além de deixar mais bonito o local ainda proporcionou maior fluidez no trânsito da entrada da Cidade, possibilitando também mais segurança viária a todos. Para se ter uma ideia, de janeiro até maio de 2016, antes do viaduto ser inaugurado, foram registrados 79 acidentes no local e um ano após a inauguração, no mesmo período em 2017, foram registrados apenas 39 ocorrências no local, uma redução de 50%. Já em 2018 até o mês de fevereiro (último levantamento realizado pelo setor responsável) houve 12 acidentes. 

Uma das causas dessa diminuição dos acidentes e, principalmente, do congestionamento foi a eliminação de semáforos após a construção do viaduto que permitiu a separação do trânsito local e o de passagem, assim os veículos que seguem em direção à capital utilizam-se da pista superior, enquanto o trânsito local pode trafegar pela pista inferior sentido Japuí. 

O encarregado do Auto Posto Xixová, Leandro Francisco de Souza, que trabalha no mesmo local desde 2004, viu o congestionamento e os acidentes que, segundo ele, eram recorrentes, principalmente em feriados prolongados, terem uma grande diminuição após a entrega da obra. “A construção do viaduto foi de suma importância, pois a maior reclamação por parte dos motoristas era o tempo de espera para sair da cidade, causado pelo grande número de veículos. Com a obra teve uma diminuição significativa, quase não se vê acidentes no trecho além de ter deixado a entrada da cidade bem mais bonita”. 

Morador da cidade, o autônomo Clodoaldo dos Santos, de 45 anos, falou sobre a beleza e os benefícios que o viaduto trouxe para o Município. “Além de diminuir o congestionamento, a obra ficou maravilhosa, bem iluminada, o viaduto veio em boa hora, pois o engarrafamento que sempre se formava aqui era surreal”.
O Viaduto do Sol começou a ser construído em 2014. A pista superior tem duas faixas de rolamento, assim como na Ponte do Mar Pequeno, à qual dá acesso. A pista inferior tem 268 metros de extensão, com duas faixas de rolamento (3,5 m de largura cada uma) e 4,5 metros de altura, o que permite o tráfego de ônibus. Para chegar em Praia Grande via Ponte Pênsil, os motoristas transitam pela passagem inferior, sem o semáforo que também prejudicava o trânsito no local. Na saída da Cidade, a pista superior melhorou consideravelmente o fluxo de veículos que seguem em direção a São Vicente, Santos e São Paulo.

Mas além de melhorar a mobilidade urbana na Cidade e na região, o Viaduto do Sol, por sua localização, recebeu também atenção no que se refere à estética, ganhando obras de arte e um paisagismo especial. As laterais foram revestidas com mosaicos em porcelana esmaltada em tons terrosos, simulando a areia (são 17 imagens com 2,75 metros de altura por 3,60 metros de largura com gaivotas e 3,75 metros de altura por 4,35 metros dos peixes), ilustrados por desenhos de crianças e jovens que estudam nas unidades de Educação Especial de Praia Grande e participam de oficinas de artes ministradas pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). A artista responsável pela adaptação e transformação dos desenhos em mosaicos é Marinella Spadon.

Paisagismo – Além dos mosaicos, no novo paisagismo na área do viaduto chamam a atenção as diversas palmeiras de grande porte da espécie Phoenix Canariensis, também conhecida como Tamareira-das-canárias. O paisagismo conta ainda com arbustos na cor roxa da espécie Lutiela ou Perpétua-do-Brasil (Alternanthera Brasiliana), planta tipicamente nacional. E também com flores diversas como hibiscos, alamandas e azaléias. Além do viaduto, a Avenida Ayrton Senna recebeu também o plantio de diversos tipos de Trepadeiras, como a Primavera (Bougainvillea). As espécies devem terminar de florecer no período de 2 a 3 anos. No total, mais de 50 mil mudas foram plantadas entre o Viaduto do Sol e arredores.

Administração

Na nossa praia você é o DESTAQUE!

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: