• +55 13 99615 8477
  • osvaldo.costa@euamopg.com

Conviver Samambaia recebe palestra sobre violência contra idoso

Conviver Samambaia recebe palestra sobre violência contra idoso

Evento reuniu cerca de 50 e teve como objetivo identificar formas de agressão
15/6/2018

Dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa e para marcar esta data, o Conviver do Bairro Samambaia reuniu frequentadores e a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) para conversar sobre o assunto. O encontro reuniu cerca de 50 pessoas e aconteceu nesta sexta-feira (15).

O objetivo do encontro foi fortalecer e conscientizar os idosos sobre como lidar com a questão da violência, muitas vezes difícil de ser identificada. A negligência da família, por exemplo, também pode ser considerada uma forma de agressão.

De acordo com a assistente social do Nasf-AB, Érica Matos, existem diversos tipos de violência contra o idoso e muitas vezes não é física, mas sim psicológica. “No dia a dia vemos situações de abandono que nem mesmo o idoso percebe. Não é correto deixá-lo preso dentro de casa e fazer uma visita dia sim, dia não. Ele pode sofrer um acidente e se machucar. Isso é uma agressão tão grave quanto qualquer outra”.

Durante a palestra os frequentadores puderam interagir com a equipe, contando situações que identificaram violência.

Segundo a diretora do Conviver Samambaia, Cícera Eduardo Gomes de Oliveira, o convite para a palestra foi estendido para toda a família, até para que evitem situações que possam gerar violência contra os idosos. “Eles são muito frágeis, precisam de cuidados. Violência contra esse público é uma covardia. Eles precisam aprender a identificar esses casos e até denunciá-los”.

Serviços – Ao longo de todo o ano, as nove unidades do Programa Conviver oferecem atividades esportivas, culturais e de lazer aos maiores de 50 anos. Entre as atrações, aulas de diversos tipos de dança, ginástica, bordados, jogos de mesa, canto coral e muito mais. 

Homens e mulheres podem aproveitar. Tem Conviver nos Bairros Boqueirão, Guilhermina, Sítio do Campo, Antártica, Tupi, Ocian, Samambaia, Caiçara e Solemar. Para mais informações basta comparecer na unidade mais próxima ou ligar para 3496-5015.
Quando o assunto é a Melhor Idade, Praia Grande é uma das cidades referência no assunto. Desde 2009, entre todos os municípios do Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, Praia Grande está em primeiro lugar no Índice Futuridade, que mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios.


Administração

Na nossa praia você é o DESTAQUE!

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: