• +55 13 99615 8477
  • osvaldo.costa@euamopg.com

Sema lança cartilha sobre plantio de árvores

Sema lança cartilha sobre plantio de árvores

Publicação será disponibilizada online a partir de quarta-feira (6), às 17 horas
5/6/2018

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) lança online nesta quarta-feira (6), às 17 horas, a cartilha Arborização Urbana. A publicação será disponibilizada no site oficial da Prefeitura de Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br). A iniciativa orienta a população quanto aos critérios de plantio de árvores em espaço urbano e atende uma das diretivas do programa Município Verde e Azul.

A cartilha indica quais os procedimentos que devem ser seguidos quanto ao plantio de árvores nas calçadas, as medidas ideais para o berço da árvore, que espécies são adequadas para calçamento, que tipos de árvores não devem ser plantadas em áreas urbanas por oferecerem riscos de interferências em fiações elétricas e destruição da calçada, entre outras orientações. “Existem, por exemplo, algumas espécies com raízes muito agressivas que destroem a calçada, por isso não são recomendadas”, explicou a bióloga Elaine dos Santos Rovati, que atua como diretora da Divisão de Normatização, Controle e Licenciamento Ambiental da Sema. 

A publicação também aborda as regras com relação aos locais adequados para o plantio de árvores. “A legislação estipula distâncias mínimas entre as árvores e os elementos urbanos. As mudas devem estar a 10 metros da confluência do alinhamento predial da esquina e de semáforos, por exemplo. Sob rede elétrica, recomenda-se somente o plantio de árvores de pequeno a médio porte, entre outros cuidados”, detalhou a bióloga. A cartilha traz, ainda, orientações quanto à rega, adubagem e outros cuidados com relação ao desenvolvimento da árvore.

O secretário do Meio Ambiente, Israel Lucas Evangelista, enfatiza que a publicação da cartilha atende uma das dez diretivas do Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. “Além de beneficiar a população com orientações sobre o plantio correto de árvores, a cartilha ainda contribui para elevar a pontuação de Praia Grande no Programa Município Verde Azul”. Ele destacou ainda que a Sema planeja a implantação de um projeto piloto de floresta urbana, com todas as medidas-padrão preconizadas na cartilha, que também acarretará em mais pontuação no programa.

Pontuação – O Programa Município Verde Azul (PMVA) visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica, através de 10 diretivas propostas, cada uma delas com diversas tarefas a serem cumpridas. O município de Praia Grande participa deste programa desde 2009, e tem o compromisso na melhora da qualidade ambiental da cidade. Na Baixada Santista, em 2012, a cidade ocupava a 8ª posição, com 26,74 pontos. Já em 2013, conseguiu atingir 67,50 pontos, passando para a 4ª colocação. Apesar de ainda não ter atingido os pontos necessários para a certificação concedida pelo Programa, a cidade de Praia Grande continua se mantendo entre as quatro primeiras colocadas da Baixada Santista.

Administração

Na nossa praia você é o DESTAQUE!

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: