fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Praia Grande lança pacote de ações na área ambiental

Praia Grande lança pacote de ações na área ambiental

Anúncio e plantio de mudas marcaram comemorações do Dia do Meio Ambiente
5/6/2018

Para marcar as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira (5), a Prefeitura de Praia Grande realizou o plantio de 40 mudas no Parque Leopoldo Estásio Vanderlinde (Bairro Sítio do Campo). Na ocasião, foram anunciados investimentos na área ambiental. Entre eles, estão a assinatura das ordens de serviço para construção de mais quatro Ecopontos e da Praça Ecológica, além do lançamento do Concurso Cultural “Evoluir de forma sustentável”.

Cerca de 300 pessoas participaram da ação que faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente que ocorre até a próxima sexta-feira (8). Ingá, quaresmeira, ipê branco, ipê roxo, guanandi, carobinha, acássia estão entre as espécies plantadas durante o evento que contou com envolvimento de alunos da rede municipal de ensino, integrantes do Programa Conviver e atletas que representam o Município em competições.

De acordo com o prefeito de Praia Grande, a divulgação do pacote de ações bem como o plantio das mudas teve como objetivo principal despertar, principalmente nas crianças, uma consciência coletiva sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente. “Hoje é o dia de reflexão sobre cidadania responsável. Deixando o direito do cidadão um pouco de lado e pensando na obrigação de cada um relacionado às questões ambientais”.

E com objetivo de reforçar essa preocupação com a preservação do meio ambiente, o chefe do Executivo assinou a ordem de serviço para a construção da Praça Ecológica Horácio de Oliveira Netto. Situado no Bairro Guilhermina, o novo local contará com um projeto inovador com foco na sustentabilidade, eficiência energética e acessibilidade que dará uma nova cara ao espaço.

Para interagir com a nova praça, o muro da Escola Estadual Dr. Abraão Jacob Lafer servirá de painel para arte contemporânea aos moldes do que foi realizado na EE Reinaldo Kuntz Busch. O Concurso Cultural “Evoluir de forma sustentável”, lançado hoje, terá a finalidade de definir as 20 ilustrações que farão parte da exposição a céu aberto. 

E fechando o pacote de investimentos na área de meio ambiente, anunciados durante o evento, o chefe do Executivo assinou também a construção de mais quatro novos Ecopontos. Os equipamentos contemplarão as comunidades dos bairros Guilhermina, Vila Sônia, Anhanguera e Melvi. Atualmente, o Munícipio já conta com 12 unidades que servem como locais de coleta de materiais recicláveis, resíduos da construção civil e outros produtos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Israel Lucas Evangelista, com essas ações a Administração Municipal mostra empenho em fazer a sua parte. “Mas não conseguimos como máquina pública preencher todos os espaços e, por conta disso, precisamos mudar os nossos hábitos como cidadão e, de forma consciente, fazer cada um a sua parte”, enfatizou.

Programação – Até sexta-feira (8), a Semana do Meio Ambiente em Praia Grande conta com diversas ações. Confira abaixo o cronograma: 

Quarta-feira (6)
Visita Monitorada ao Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleo Itutinga Pilões) 
Local – Cubatão
Horário – Período da manhã
Lançamento da Cartilha Arborização Urbana
Disponibilização do material de forma online no site da Prefeitura de Praia Grande

Quinta-feira (7)
Capacitação: Curso de Poda para servidores da Sesurb
Local – Sala de reuniões do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe)
Endereço – Paço Municipal – Avenida Presidente Kennedy, 9000, Bairro Mirim
Horário – 13h30

Sexta-feira (8)
Praia Grande Natural com servidores da Sema
Ação – Palestra, visita ao museu de Educação Ambiental e estudo do meio com barco
Local – Departamento de Educação Ambiental (DEA)
Endereço – Rua Paulo Sérgio Garcia, s/n, Bairro Sítio do Campo
Horário – 8 horas.

Conscientização – Comemorado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi recomendado pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

O Dia Mundial do Meio Ambiente chama a atenção da ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. O Programa da ONU para o Meio Ambiente personaliza questões ambientais e possibilita a cada um perceber não somente sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar um agente para a mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável.

Administração

Na nossa praia você é o DESTAQUE!

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: