fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Bairro Guilhermina ganha Praça Ecológica

Bairro Guilhermina ganha Praça Ecológica

Praça Horácio de Oliveira Netto será remodelada
5/6/2018

A Prefeitura de Praia Grande realizará a remodelação da Praça Horácio de Oliveira Netto, no Bairro Guilhermina, priorizando a sustentabilidade, a eficiência energética e a acessibilidade, tornando-a uma praça ecológica. O prefeito fez anúncio oficial da obra na terça-feira (5), durante evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. “É preciso um despertar da sociedade, que é o agente das questões ambientais, tanto positivas quanto negativas. Os problemas ambientais devem ser encarados de todos os cidadãos, de forma coletiva, pois não é só o poder governamental que deve ter compromisso. Cada um pode e deve participar cada fazendo sua parte. A data, atividades e até essa obra devem servir para lembrar sobre a importância dessa discussão: o que queremos para o planeta e a importância da relação do ser humano com o meio ambiente”, disse o prefeito.

Localizada na Avenida Guilhermina, na altura da Rua Leme, o local contará com uma fonte interativa para estimulação sensorial, com jatos d’água de reuso e focos de luz no piso, que criam efeitos e movimentos de acordo com uma sequência estabelecida de evolução sincronizada. Serão instaladas também árvores solares, como as já em funcionamento na Praça Duque de Caxias, no Bairro canto do Forte, que possibilitarão o carregamento de aparelhos eletrônicos. Bicicletas ergométricas geradoras de energia serão colocadas na praça e assim as pessoas poderão participar diretamente do processo, pois além do exercício físico, quanto mais pedalarem, mais energia para a recarga eletrônica será disponibilizada. Postes com iluminação de LED alimentada por energia solar, reabastecidas ao longo do dia, irão realizar a iluminação noturna.

A praça receberá um piso permeável drenante que auxiliará na captação e encaminhamento por meio de calhas instaladas no solo, das águas das chuvas, que serão reaproveitadas. As vias arredores também passarão por mudanças: a lateral da praça e trecho da Rua Leme serão recapeadas com bloquetes intertravados, ampliando o espaço de circulação compartilhado para pedestres, ciclistas e veículos, por isso a velocidade máxima no local será reduzida.

Os muros da Escola Estadual Dr Abrahão Jacob Lafer, localizada em frente à praça, também serão revitalizados. O local receberá desenhos de incentivo à preservação do meio ambiente e ecologia, que serão produzidos por estudantes de unidades de ensino de Praia Grande através de um concurso cultural.

Evento – Além da construção da Praça Ecológica do Bairro Guilhermina, dentro das comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente (realizado no Parque Leopoldo Estásio Vanderlinde, Bairro Sítio do Campo) foi anunciada também a instalação de quatro novos ecopontos (Bairros Guilhermina, Melvi, Anhanguera e Vila Sônia). Durante o evento estudantes, atletas e participantes de atividades voltadas para a terceira idade da Cidade, participaram do plantio de 40 mudas de árvores no local.

Administração

Na nossa praia você é o DESTAQUE!

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: