fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Evento destaca a importância da adoção

Evento destaca a importância da adoção

Caminhada da Adoção foi realizada na manhã de domingo na avenida da praia
28/5/2018

Para desmistificar preconceitos, levar informação a todos e mostrar que a adoção de uma criança é um importante ato de amor, foi realizada na manhã do último domingo (27), na avenida da praia, em Praia Grande,a 6ª Caminhada da Adoção. O evento, organizado pelo Grupo de Apoio à Adoção Laços de Amor (Gaala),tem o apoio da Prefeitura de Praia Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Seas), e do Fundo Social de Solidariedade (FSS). Pelo menos, mais de 300 pessoas participaram do evento, que reuniu profissionais da área, simpatizantes da causa e famílias adotivas.

Para ganhar uma camiseta do evento, cada participante doou duas embalagens de leite em pó ao grupo, que repassou os itens para o FSS de Praia Grande, a Casa Crescer e Brilhar, de São Vicente, e Casa da Vovó Benedita, em Santos. Por volta das 10 horas, os participantes saíram da Praça Duque de Caxias, no Bairro Canto do Forte, e seguiram pela Avenida Presidente Castelo Branco até o Conviver do Bairro Boqueirão, localizado no calçadão da praia, em frente à Rua Pernambuco.

O tema deste ano foi “Nome e filiação afetiva, uma escolha que deve ser respeitada”. De acordo com a presidente do Gaala, Júlia Leal, quando a criança é adotada ela carrega o nome biológico e tem muita dificuldade de ser chamada pelo nome social. “Esse é o nosso tema deste ano. Queremos que as pessoas se conscientizem da necessidade de respeitar essas crianças e adolescentes”.

A diretora da Divisão de Proteção Especial, Vania Gimenez, destacou que o evento é muito importante para a conscientização não somente para a questão da adoção, mas também sobre o acolhimento. “No nosso abrigo, temos muitas crianças que participam do projeto Apadrinhamento Afetivo. Atividades como esta podem despertar a vontade da ação e não somente dos menores, mas, principalmente, das crianças maiores”. 

De acordo com a comerciante Amanda Maluxenas, de 35 anos, mãe do pequeno Vitor, de 1 ano, ações como esta são essenciais para pais que buscam informações sobre adoção. “É um processo, que muitas vezes demora. Comigo e meu marido foram mais de 2 anos. Por isso, a troca de experiência e de informações de grupos com o Gaala são muito importantes. Especialmente para mostrar que toda a espera vale a pena, quando recebi a ligação do fórum virei mãe”.

Quem também já passou pelo processo é a professora Karina Aires dos Santos, 35 anos. Junto com sua esposa, Juliana César Arze, 40 anos, elas adotaram o pequeno João Antônio, de 9 meses de idade. “Muito se fala da demora deste processo de adoção, mas a espera é essencial para a preparação da família. A criança não é uma mercadoria que pode ser devolvida sem problemas, ela é um ser que precisa de amor e proteção. É necessário criar um espaço familiar para ela. No nosso caso, num primeiro momento meus parentes ficaram chocados com a ideia, hoje em dia o João Antônio é o xodó da família”.

O agente de saúde William Vieira, de 34 anos, está à espera de seu primeiro filho com o marido. “Estamos somente no aguardo de uma posição do juiz.Já estamos no processo há cerca de 2 anos e se não fosse todo esse apoio do Gaala talvez até tivéssemos desistido, ainda que sempre quisemos ter filhos. Esse período de atendimento com assistentes sociais e psicólogos é muito importante”.

Outras informações sobre o trabalho podem ser obtidas no sitewww.gaala.org ou pelo telefone da entidade, o 3016-6152.

Dia da Adoção – O dia 25 de maio foi escolhido o Dia Nacional da Adoção pelos quatorze Grupos de Apoio à Adoção que se reuniram em 1996 em Rio Claro, interior de São Paulo, onde foi realizado o I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção. A lei foi sancionada em 9 de maio de 2002 sob o nº 10.447. Em Praia Grande, desde 2014, a data também foi escolhida para celebrar o Dia Municipal da Adoção.

Administração

Na nossa praia você é o DESTAQUE!

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: