fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Medalhista olímpica, Ana Moser prepara educadores para o Dia do Desafio

Medalhista olímpica, Ana Moser prepara educadores para o Dia do Desafio

Capacitação ocorreu nesta quarta-feira (23), no Ginásio Rodrigão
24/5/2018

Compartilhar com educadores a experiência vivida à frente do Instituto Esporte & Educação (IEE) ao mesmo tempo em que incentiva os profissionais a desenvolverem práticas esportivas diferenciadas. Esse foi o objetivo da capacitação realizada pela ex-medalhista olímpica Ana Moser nesta quarta-feira (23), no Ginásio Rodrigão. O encontro serviu como preparação para o Dia do Desafio, que ocorre na próxima quarta (30).

Na conversa com educadores, a esportista detalhou como funciona o trabalho do Instituto com as crianças e adolescentes atendidos. Outro ponto destacado diz respeito à constante formação de professores e estagiários com base em uma metodologia voltada para o esporte educacional. Além disso, Ana Moser apontou os desafios enfrentados pela Organização Não Governamental (ONG) na luta por inserir meninos e meninas no esporte de forma igualitária.

“Um dos aspectos que percebemos está relacionado ao perfil do educador que, em muitas das vezes, foi um atleta ou ainda é esportista e, por formação, tem um olhar de destaque para os melhores”, explicou Ana Moser. “Isso faz com que este profissional tenha como fator de avaliação quem apresente desempenho mais satisfatório, não levando em consideração,às vezes, a diversidade que se tem na escola”.

Para a esportista, eventos como o Dia do Desafio trabalham justamente com a inserção de todos na prática esportiva, independentemente da qualidade pessoal. “E justamente à frente do Instituto defendemos o acesso ao esporte de forma homogênea. E a cada ação buscamos maneiras de colocar isso em prática. Por isso, estamos hoje aqui compartilhando um pouco do nosso trabalho”.

Essa não foi a primeira vez que a medalhista olímpica esteve em solo praia-grandense. Ana Moser participou de atividades de capacitação dos educadores pouco depois da implantação do programa SuperEscola, que ocorreu em 2007. “Fico feliz em voltar tempos depois e poder ver que uma iniciativa tão bacana continua funcionandoe permitindo que crianças e adolescentes tenham contato com a prática esportiva”, destacou.

Segundo o coordenador geral do Dia do Desafio do Sesc/Santos, Paulo Henrique Antunes Ferreira, as capacitações oferecidas pelo Sesc levam aos educadores ideias e conceitos diferentes do que estão acostumados. “Desta forma, eles passam a ter mais ferramentas para trabalhar com os alunos, não só para o Dia do Desafio, mas também na rotina de aula na escola”.

Dia do Desafio – Organizado pelo Sesc, o Dia do Desafio este ano ocorre na próxima quarta-feira (30) e terá como tema “Se Mexe e o Mundo Mexe Junto”. Assim como nos outros anos, Praia Grande realizará o autodesafio, com o objetivo de superar a própria marca. Para isso, as secretarias de Educação, Promoção Social, Esporte e Saúde realizarão um momento de atividades. A comunidade, de modo geral, também poderá participar. 

Basta realizar 15 minutos de exercícios, ininterruptos, e fazer o registro. Os participantes devem informar qual a atividade concretizada e o número de pessoas envolvidas.
Como começou – Criado no Canadá, o Dia do Desafio foi difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. O evento ocorre todo ano, na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.

Trata-se de uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. Por meio de competição entre duas cidades ou o autodesafio, ou seja, quando o município tenta superar o próprio resultado alcançado na edição anterior, o Dia do Desafio promove ainda o bem-estar e a qualidade de vida trazida pelo esporte.

Administração

Na nossa praia você é o DESTAQUE!

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: