• +55 13 99615 8477
  • osvaldo.costa@euamopg.com

Caratecas vencem seletiva para o Campeonato Brasileiro

Caratecas vencem seletiva para o Campeonato Brasileiro

Atletas da Cidade disputaram evento estadual
18/5/2018

Caratecas de Praia Grande (Secretaria de Esportes e Lazer – SEEL) ficaram entre os três primeiros colocados na seletiva promovida pela Federação Paulista (FPK) para a disputa da quarta etapa classificatória do Campeonato Brasileiro que ocorre de 20 a 24 de junho, na cidade de Joinville, em Santa Catarina. A seletiva realizada no último sábado (12), ocorreu no Ginásio da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo do Campo, na Região do Grande ABCD.

Assim, qualificaram-se com as sétimas, oitavas e nonas vagas para competir no evento regido pela Confederação nacional (CBK). Já estavam classificados para lutar em Santa Catarina, os campeões estaduais, de campeonatos válidos como tais (como a Copa dos Campeões), outras seletivas e integrantes de seleções brasileiras. No total, são mais de 800 integrantes na seleção paulista. Em 2017, o time do Estado reuniu 754 atletas na disputa da etapa classificatória do Campeonato Brasileiro, dos quais 548 avançaram a fase final e obtiveram 234 medalhas (71 ouros, 59 pratas e 104 bronzes). 

Nomes – Da seletiva estadual, só puderam participar atletas que ficaram entre os cinco primeiros colocados das etapas classificatórias do Campeonato Paulista de 2018 (foram cinco no total: realizadas em março e abril, nas cidades de Santos, Caçapava, Lençóis Paulista, Presidente Prudente e São Paulo, Capital). Aconteceram torneios de katá (exibição de movimentos) e kumitê (luta). Existiu também divisão por peso e graduação (kyu). Quanto menor o kyu (faixa), mais evoluído é o atleta: branca (6º kyu), amarela (5º), laranja (4º), verde (3º), azul ou roxo (2º), castanho ou marrom (1º). 

Confira os atletas de Praia Grande qualificados para integrar a seleção paulista na disputa da etapa do Campeonato Brasileiro de Joinville: 

katá
Pedro Henrique Silva (Academia Yamato Dojo) – categoria sub-8 – faixa 6º a 5º kyu – peso absoluto 
Gustavo Pereira (Yamato Dojo) – sub-8 – 4º a 3º kyu – absoluto
Luiz Carlos dos Santos (Kami Dojo) – máster C (44 a 46 anos) – 2º kyu e acima – absoluto

Kumitê
Cássio Henrique Nunes (Gladiators) – sub-12 – 6º a 3º kyu – menos de 30 kg
Hanna Ferreira (Seikan) – sub-14 – 2º kyu e acima – mais de 47 kg
Ana Flávia Pereira (Yamato Dojo) – cadete (14 e 15 anos) – 2º kyu e acima – menos de 47 kg
Maria Eduarda Mascari (Yamato Dojo) – cadete (14 e 15 anos) – 2º kyu e acima – mais de 54 kg
Renato Ribeiro (Gladiators) – júnior (16 e 17 anos) – 6º a 3º kyu – menos de 55 kg
Aline Teixeira (Gladiators) – júnior (16 e 17 anos) – 2º kyu e acima – menos de 59 kg
Luiz Carlos dos Santos (Kami Dojo) – máster C (44 a 46 anos) – 2º kyu e acima – menos de 75 kg

Treinos – Os caratecas de Praia Grande treinam em cinco academias da Cidade. No Bairro Tupi, a equipe da Academia Gladiators tem comando do sensei Rodrigo Inácio. No Ocian, o grupo da Yamato Dojo é conduzido por Carolina Ramalho. No Samambaia, o time da Kami Dojo possui Ronaldo Rodrigues como mestre. No Boqueirão, o selecionado da Yoshimura Kyokai recebe orientação técnica do mestre Jorge Yoshimura. No Tupi, a turma da Seikan pertence ao técnico Márcio Papi. 

Há ainda, treinamentos públicos (gratuitos) disponibilizados pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) de Praia Grande. sob comando do professor Luiz Fernando de Almeida Antunes, faixa preta 3º Dan, as aulas acontecem no Ginásio da SEEL (Avenida Minsitro Marcos Freire, 33579, Bairro Tupiry), as terças e quintas-feiras, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas; no Ginásio do Bairro Sítio do Campo (Rua Maria Luiza Lavalle, 180), as segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 12 horas; e na Pista municipal de Atletismo (Rua José Bonifácio, 400, Bairro Sítio do Campo), as segundas, quartas e sextas-feiras, das 14 às 17 horas.

Sob orientação do professor Jorge Yoshimura, faixa preta 8º Dan, os ensinamentos são realizados de segundas as sextas-feiras, após às 18 horas, os treinos ocorrem no Ginásio Rodrigão (Av. Pres. Kennedy, 8169 – Mirim). As segundas, quartas e sextas-feiras, das 13 às 17 horas, as atividades acontecem no Ginásio do Bairro Sítio do Campo (Rua Maria Luiza Lavalle, 180). As terças e quintas-feiras, das 13 às 17 horas, as aulas desenvolvem-se no Centro de Apoio à Família do Educando (CAFE) do Bairro Vila Sônia (Rua João Andrade de Jesus, s/nº).

Administração

Na nossa praia você é o DESTAQUE!

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: