fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Semana de Teatro promove inserção cultural de alunos da Complementação

Semana de Teatro promove inserção cultural de alunos da Complementação

Apresentações ocorrem até sexta-feira (18), no Auditório Roberto Marinho
15/5/2018

Proporcionar aos alunos das dez escolas de Complementação Educacional a vivência de assistir a uma peça teatral. Com esta finalidade, até a próxima sexta-feira (18), cerca de 1,5 mil estudantes acompanham a apresentação dos espetáculos “Sítio do Picapau Amarelo, “Um Bebê em Apuros”, “Rock Rita Louca Lee” e “O Castelo Assombrado”. As encenações fazem parte da programação da Semana de Teatro, realizada no Auditório Jornalista Roberto Marinho (Bairro Mirim). 

A jovem Rainara Gabriela Silva dos Reis, 12 anos, acompanhou atenta a todas as cenas da peça “Sítio do Picapau Amarelo”. A aluna da EM Carlos Eduardo Conte de Castro (Bairro Tupiry) destacou o coleguismo e interação dos atores mirins que auxiliavam uns aos outros quando algo saía diferente do combinado em cima do palco. “Achei super bacana o carinho e entusiasmo que eles mostravam ter pela peça. Valeu muito a pena participar hoje”.

Além de promover a vivência de assistir a uma peça infantil, a Semana de Teatro permite a alguns alunos conhecer o trabalho realizado pela EM Porto das Artes. Caso do estudante Patrick Pinto de Souza, 11 anos, da EM 19 de Janeiro (Bairro Ribeirópolis) que acompanhou as apresentações “Um Bebê em Apuros”, “Rock Rita Louca Lee” e “O Castelo Assombrado”. “Com certeza vou pedir para a minha mãe tentar me matricular em uma das atividades oferecidas. Fiquei muito empolgado e quero participar”. 

O espetáculo “Sítio do Picapau Amarelo” traz ao público uma releitura da obra mais famosa do escritor Monteiro Lobato, com direção da professora Célia Meneses. As outras três peças, assistidas por Patrick, têm como produtor e diretor o docente Nei Boito. Todos os teatros fizeram parte da programação da XIII Mostra Cultural da Secretaria de Educação que ocorreu em dezembro do ano passado, no Teatro Municipal Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes (PDA).

Para o diretor da Divisão de Complementação Educacional, Sandro de Freitas Lopes, a Semana de Teatro das Complementações permite aos alunos saírem da rotina escolar, além de inseri-los em ações culturais. “Um dos pontos está em trazê-los para um ambiente diferente. E a reação deles ao final dos espetáculos sempre é de alegria e satisfação em poder participar de um momento especial”. 

Contraturno – Com a inauguração da EM João Gonçalves (Joãozinho da Aviação), no início do ano, Praia Grande passou a contar com dez escolas de Complementação Educacional. Ligada ao Departamento de Complementação Educacional, Esporte e Cultura nas Escolas, da Secretaria de Educação (Seduc), as unidades permitem aos alunos realizarem diversas atividades no período oposto ao do ensino regular, ampliando, desta forma, a permanência da criança no contexto educacional. 

As unidades trabalham com base em quatro pilares: rotina de estudos – tempo reservado para a realização das tarefas do ensino regular, com o apoio de um pedagogo -, educação para valores – onde são abordados temas universais como conduta comportamental e respeito —, além de educação física e artes.

Fazem parte da Complementação Educacional, as seguintes escolas:

EM Hilda Guedes
EM João Gonçalves
EM 19 de Janeiro
EM Eduardo Gonçalves do Barreiro
EM Antonio Peres Ferreira
EM Sônia Marise
EM Carlos Eduardo Conte Castro
EM Natale de Lucca
EM Dorivaldo Francisco Loria
EM Fausto dos Santos Amaral 

Endereço – O Auditório Jornalista Roberto Marinho fica na Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim. Mais informações pelo telefone 3496-2350.

Administração

Na nossa praia você é o DESTAQUE!

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: