Secretaria de Saúde de PG investe na qualidade dos serviços prestados

Gestão da Qualidade é reestruturada no Município
15/5/2018

Com o objetivo de acompanhar a evolução da qualidade dos serviços prestados pelas unidades de saúde de Praia Grande, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) está realizando uma reestruturação na comunicação entre essas unidades e a administração municipal. Está sendo criado o Grupo Técnico de Gestão da qualidade composto por servidores de diversas áreas da saúde, que já fazem parte do quadro profissional da Sesap.

De acordo com o secretário da pasta, Cleber Suckow Nogueira, o objetivo é gerenciar as ações em saúde de maneira que possa melhorar ainda mais o atendimento prestado aos pacientes e também a qualidade de vida dos profissionais.

“Estamos criando um grupo técnico para coletar informações de cada unidade, observar as necessidades dos pacientes e também dos funcionários. Queremos integrar as informações de todos os setores, canalizar isso e contribuir com a melhoria dessas unidades”, explica Nogueira.

Além de gerar relatórios técnicos periódicos sobre o desenvolvimento de cada local, o grupo tem como prioridade, auxiliar as unidades, verificar a qualidade dos ambientes, a produtividade, as demandas através de visitas constantes e conversas com os profissionais e pacientes. “Somente ouvindo as pessoas que estão vivendo o dia a dia em cada unidade, é possível sabermos exatamente onde é necessário melhorar e onde estamos acertando”, completa o secretário que vai acompanhar de perto todos os procedimentos.

Um dos integrantes da equipe, Dr. Luiz Carlos Marono, reitera a explicação do secretário. “O objetivo é identificar as necessidades, ouvir as sugestões e nos aproximar cada vez mais das equipes”, disse.

Para quem trabalha nas Unidades de Saúde, as expectativas são boas. A diretora da Usafa (Unidade de Saúde da Família) Tude Bastos, Neuza Giangiulio da Silva, acredita que o grupo terá uma visão mais ampla de cada unidade e poderá colaborar nas soluções de problemas. “Eu estou apostando nisso. Eles vão ter o objetivo específico de nos auxiliar, pois a demanda é grande. O grupo vai ter condições de nos ajudar a achar outros caminhos, vai ser uma ferramenta muito boa”, disse. 

Visitas prévias já foram realizadas durante todo o mês de abril. Na ocasião foram visitadas todas as unidades de Atenção Básica e também as de pronto-atendimento, onde foram colhidos os primeiros dados que nortearão o início do trabalho do Grupo. 

Seu comentário é importante!