Conviver Tupi promove ação ambiental

Frequentadores participaram de palestra e foram à praia recolher resíduos
9/5/2018

Na semana do Dia das Mães, os frequentadores do Conviver Tupi participaram de uma ação voltada à conservação do meio ambiente. Uma palestra foi realizada na quarta-feira (9), com informações sobre os perigos do lixo descartado na praia. Em seguida, os participantes foram para a praia, onde aprenderam na prática.

A palestra foi ministrada pela educadora ambiental da Secretaria de Educação, Vera Giacometti. Ela explicou aos participantes que o lixo descartado na praia é um perigo especialmente para os animais marinhos. “Precisamos difundir este conhecimento para que todos possam ter a consciência do mal que ações irresponsáveis podem produzir. Os animais comem esse lixo, pois se confundem achando que é comida”.

Na areia da praia do Bairro Tupi, os idosos que participaram da palestra coletaram microlixos que foram descartados de forma irregular. Bitucas de cigarro, canudos, plásticos e muitos outros itens foram encontrados.

De acordo com a diretora do Conviver Tupi, Walkíria Frassini, a ideia é aproveitar a influência que estes idosos têm com netos e familiares e transmitir conhecimento. “Eles podem ser multiplicadores de boas práticas. Assim podem passar para filhos e netos, junto com os tradicionais valores familiares”.

Uma das participantes, a aposentada Etelvina Maria da Conceição, de 65 anos, que normalmente frequenta o Conviver para fazer aulas de ginástica e crochê, mas que desta vez se engajou na questão ambiental. “Aprendi muita coisa nesta palestra. A gente vê muita coisa errada na praia. Às vezes até cato o lixo e jogo fora, mas não sabia que tem tanta coisa errada”.

Atendimento – Ao longo de todo o ano, as nove unidades do Programa Conviver oferecem atividades esportivas, culturais e de lazer aos maiores de 50 anos. Entre as atrações, aulas de diversos tipos de dança, ginástica, bordados, jogos de mesa, canto coral e muito mais. 
Homens e mulheres podem aproveitar. Tem Conviver nos Bairros Boqueirão, Guilhermina, Sítio do Campo, Antártica, Tupi, Ocian, Samambaia, Caiçara e Solemar. Para mais informações basta comparecer na unidade mais próxima ou ligar para 3496-5015.

Quando o assunto é a Melhor Idade, Praia Grande é uma das cidades referência no assunto. Desde 2009, entre todos os municípios do Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, Praia Grande está em primeiro lugar no Índice Futuridade, que mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios.

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.