fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Primeiro dia de “Bike Check-up” atende 180 ciclistas em Praia Grande

Primeiro dia de “Bike Check-up” atende 180 ciclistas em Praia Grande

Ação gratuita seguirá até a próxima quinta-feira (10)
8/5/2018

O mês de maio em Praia Grande está sendo marcado por ações de conscientização e fiscalizações no trânsito, visando garantir mais segurança viária na Cidade. Conhecido como Maio Amarelo, o período teve início no Município com Bike Check-ups Gratuitos (revisões de itens de segurança do veículo) realizados em parceria entre a Prefeitura e bicicletarias parceiras. Nesta terça-feira (8), a ação aconteceu no Bairro Guilhermina. Estão previstas novas revisões gratuitas para quarta (9) no Bairro Tupi, e na quinta-feira (10) no Bairro Mirim, sempre das 9 às 11h30. A atividade acontece com o apoio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do Governo do Estado.

Na ocasião, além da revisão gratuita, os ciclistas ainda recebem materiais informativos e participam de uma pesquisa que visa apontar um panorama dos utilizadores de bicicletas na Cidade. Além disso, os participantes ainda recebem o selo do projeto Ciclista Cidadão (cadastro de proprietários de bicicletas da Cidade realizado após colagem de adesivo numerado nos veículos).

Dentre os itens que estão sendo checados durante a revisão gratuita estão a regulagem de freios, ajuste de correntes e lubrificação. Para participar, basta o ciclista procurar uma das bicicletarias participantes dentro do horário e dia estipulados. Nesta quarta-feira (9) a ação acontecerá na Speed Bike (Avenida Presidente Kennedy, 5783, Bairro Tupi) e na quinta-feira (10) na Skill Way (Rua Osmar Antonioli, 642, Bairro Mirim).

De acordo com a diretora da Seção de Educação de Trânsito, Elaine Fornazieri, a manutenção dos veículos é muito importante para a segurança viária não somente para os próprios ciclistas, mas também todos nas vias. “Estatisticamente, a falta de revisão dos veículos é parte das causas dos acidentes de trânsito registrados. E atividades simples, como verificar freios e correntes, podem salvar vidas”.

No primeiro dia de ação, realizada na bicicletaria Ivan Bike, no Bairro Guilhermina. Quem participou foi a dona de casa Maria Souza Cunha Santos, de 58 anos. Segundo ela, atividades como esta são essenciais para a segurança do trânsito da Cidade. “Ando muito de bicicleta. Eu, particularmente, sempre faço revisões, mas eu sei que nem todo mundo tem essa preocupação, podendo se machucar ou ferir outras pessoas”.

O próprietário da bicicletaria participante da ação, Ivan Rodrigues Vieira, de 56 anos, explicou que normalmente já costuma orientar seus clientes sobre a importância das revisões periódicas das bicicletas. “Aqui em Praia Grande, especialmente, onde existem muitas ciclovias, os ciclistas precisam entender a importância do respeito às normas viárias. Por isso, ações como essas, de prevenção e de orientação, são tão importantes”.

Além desta ação, o mês de maio está marcado por diversas atividades de conscientização e fiscalização, visando à segurança viária. Estão previstas distribuição de materiais educativos, iluminação temática em vários pontos da Cidade, moto check-up, concurso cultural junto a estudantes da Cidade, entre outras.

Maio Amarelo – O movimento mundial de conscientização Maio Amarelo teve início em 2014 e a cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. O trabalho segue preceitos da Década de Ações para a Segurança no Trânsito, criada em 2011 pela ONU, e da Semana Mundial de Segurança do Pedestre.

A ideia da campanha segue a mesma proposta dos bem sucedidos Outubro Rosa e Novembro Azul, quando toda a sociedade se mobiliza para refletir sobre o câncer de mama e de próstata, respectivamente.

Administração

Na nossa praia você é o DESTAQUE!

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: