Exposição “Por favor, toque” permite inclusão para pessoas com deficiências visuais

Trabalho de Hélio Schonmann segue até sábado (12) no Palácio das Artes
8/5/2018

A estudante Fernanda, de 12 anos, teve no último sábado o mesmo sentimento de todos aqueles que gostam de apreciar uma obra de arte: poder ‘enxergá-las’. Com uma má formação congênita na retina que afeta completamente sua visão, a jovem visitou a exposição “Por favor, toque” que permite, por meio do tato, uma interação entre a mostra e os visitantes. 

Segundo a mãe de Fernanda, Elisabete Martins das Neves Lopes, sua filha achou extremamente divertido o contato com as obras e fica muito feliz quando tem a possibilidade de participar de atividades culturais de caráter inclusivo. Elisabete conta ainda que existe muita dificuldade de conseguir levá-la em muitos locais. “É muito difícil ter exposições adaptadas. Quando vamos a algum museu, são poucas as coisas que ela pode tatear para ‘ver’, mas sempre que aparecem eventos inclusivos, procuramos levá-la”, completou. 

A exposição “Por favor, toque” tem obras de autorretrato feitas em oficinas ministradas em 10 cidades diferentes. O coautor e coordenador da exposição, Hélio Schonmann, afirma que a mostra de alto relevo não busca apenas a inclusão das pessoas, mas também traz um conceito de integração: “A minha ideia na mostra é abrir as portas e trabalhar com todo mundo. Não importa se a pessoa é um grande artista ou um simples colaborador, todos os participantes são importantes dentro do processo”. De acordo com Schonmann, a exposição também traz o trabalho de pessoas que passavam por tratamentos psiquiátricos e integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Tatuí. 

Para o secretário-adjunto de Cultura, Renato Paes, a mostra contribui com o desenvolvimento do tema na Cidade: “Nós tivemos a oportunidade de vivenciar situações bem legais como o caso da Fernanda. Além disso, nesta terça os integrantes do Centro Sócio terapêutico Antônio Tavares (alunos com deficiência intelectual) estiveram visitando a mostra, integrando positivamente tanto os aspectos sociais como os culturais”.

A exposição “Por favor, toque” segue em cartaz até sábado (12), das 14 às 17h30. A Galeria Nilton Zanotti fica dentro do complexo cultural Palácio das Artes, localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600, bairro Boqueirão.

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.