Praia Grande promove 2ª Semana da Cultura Caiçara

Atividades gratuitas traçam paralelo entre cultura caiçara genuína e contemporânea
2/5/2018

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Praia Grande promove a Semana da Cultura Caiçara na Cidade, com uma série de atividades gratuitas como palestras, apresentações teatrais e musicais, vivências e exposições. O objetivo do evento, que acontece entre 25 e 30 de maio, é promover o resgate e conhecimento sobre a cultura caiçara.

Aprovado na Câmara dos Vereadores da Cidade através da Lei 1807 de 2 de Junho de 2016, o evento, que já acontece em algumas cidades da região e agora faz parte do Calendário Oficial do Município, mostra a importância da cultura caiçara na formação da sociedade atual.

Em 2018, a Semana da Cultura Caiçara tem como proposta expor a cultura caiçara genuína e contemporânea, traçando um paralelo entre atividades e costumes herdados dos verdadeiros caiçaras. Artes plásticas, surfe, gastronomia, rodas de conversa, música e artesanato se misturam para levar ao conhecimento do público detalhes presentes em nossas atividades cotidianas, originados na cultura caiçara.

A programação da 2ª Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande tem início no dia 25 de maio com a abertura das exposições Pé Direito Caiçara, na Galeria Nilton Zanotti, e Olhar: O Cotidiano Caiçara, no Museu da Cidade, a partir das 19 horas. 

Em seguida, às 20 horas, o grupo de dança dos alunos da E.M. Porto do Saber apresenta o espetáculo Mar de Janaína no Teatro Serafim Gonzalez. Ainda no dia 25, a Av. Costa e Silva, no Boqueirão, recebe o projeto Sexta Musical especial Cultura Caiçara, a partir das 20 horas.

No sábado, dia 26, as atividades acontecem no Palácio das Artes e no Portinho. A partir das 14 horas, o Museu da Cidade oferece contação de histórias e apresentação de esquete teatral A Feiticeira, além da visitação às exposições Pé Direito Caiçara e Olhar: O Cotidiano Caiçara.

A Feira de Artesanato Itinerante especial acontece também no sábado (26), das 13 às 18 horas, no Portinho. E às 20 horas, no Teatro Serafim Gonzalez, o grupo Cazuá apresenta o espetáculo Além Mar. 

No domingo (27), a programação começa às 9 horas na Boutique do Peixe do Forte, com um bate papo entre pescadores, surfistas e o Instituto Biopesca. A partir das 14 horas, a Praça Duque de Caxias, também no Forte, recebe mais contação de histórias e brincadeiras durante toda a tarde.

Os grupos Chorões do Palácio e MPBossa, da Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande, finalizam a programação do domingo também na Praça Duque de Caxias, a partir das 16h30, seguidos da esquete teatral A Lenda Urbana: Fantasma do Paquetá.

A visitação para as exposições no Palácio das Artes continua na segunda (28). Na terça (29), além das exposições, o Museu da Cidade promove mais uma tarde divertida com contação de histórias e a esquete teatral A Feiticeira, a partir das 14 horas. 

E para encerrar a 2ª Semana da Cultura Caiçara, o Núcleo de Criação Artística Palácio das Artes apresenta um Recital Caiçara, no Hall de Entrada, com músicos do Núcleo e sanfoneiros convidados. 
Toda a programação é gratuita.

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.