Caratecas de PG sobem no pódio do Campeonato Sul-Americano

Atletas da Cidade lutaram no Equador
2/5/2018

Integrando a seleção brasileira, cinco atletas de Praia Grande conquistaram medalhas no Campeonato Sul-Americano de Caratê, evento regido pela Confederação Sul-Americana de Karatê (CSK). Os desportistas da Cidade competem no kumitê (luta), no 2º kyu e acima (faixa azul/roxa a preta). A competição encerrada no último domingo (26 a 29), ocorreu na cidade de Guayaquil, no Equador. 

Jéssica Linhares de Paula (Academia Gladiators), na sub-21, menos de 50 kg, foi campeã e ainda obteve o segundo lugar na sênior (mais de 18 anos). Bárbara Chacon Hor Cruz (Gladiators), na júnior (17 e 18 anos), menos de 53 kg, ficou com o vice-campeonato. Guilherme Gomes Silva (Gladiators), na júnior, mais de 76 kg; também faturou a prata. Giulie Anne Cirillo Soares (Gladiators), na sub-14, mais de 47 kg, ganhou o bronze. Assim como Beatriz Alves da Silva (Academia Kami Dojo), na sub-14, menos de 47 quilos.

Já os caratecas Rafaela Beatriz Santos Silva (Academia Yamato Dojo), na júnior, mais de 59 kg; e Gabriel Pereira Stankunas (formado na Yamato Dojo, mas que representa atualmente a equipe Resistência/Unisanta/HomeLife/Fupes Santos), na sênior, menos de 60 kg, participaram do Campeonato Sul-Americano, mas não subiram no pódio. 

Retrospecto – Vale frisar que na última temporada, atletas de Praia Grande qualificaram-se para participar do Campeonato Mundial (Federação Mundial – WKF) realizado no município de Tenerife, na Espanha, no Pan-Americano sediado em Buenos Aires, na Argentina, e no Sul-Americano, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. No 10º Mundial, categorias cadete (14 e 15 anos), júnior (16 e 17) e sub-21 (18 a 20), os atletas locais aturam no kumitê (luta), no 2º kyu e acima (faixa azul/roxa a preta).

Na sub-21, peso menos de 50 quilos, Jéssica Linhares de Paula (Academia Yamato Dojo) venceu a primeira luta contra a estadunidense Eva Alexander por 4 a 0. Depois, superou a uzbeque Bakhriniso Babaeva por 4 a 1. Na sequência caiu diante da japonesa Sayo Azumi por 1 a 0. Na cadete, no menos de 47 kg, Bárbara Chacon Hor Cruz (Academia Gladiators) ganhou na estreia da salvadorenha Gabriella Izaguirre por 1 a 0. No segundo confronto, perdeu para a marroquina Ikram Hilali por 3 a 2. Na júnior, menos de 59 kg, Aline Cristhina Rocha Teixeira (Academia Gladiators) foi derrotada no embate inicial pela romena Miruna Malauta por 1 a 0. Ainda na júnior, no mais de 59 kg, também na primeira disputa, Rafaela Beatriz dos Santos Silva foi superada pela egípcia Shaaban Menna Okila por 1 a 0.

No Pan-Americano, Rafaela foi vice-campeã, Jéssica obteve o bronze, Aline e Rafael Ignácio, sub-21, menos de 84 kg, terminaram nas sétimas posições. Bárbara não participou. Além deles, na sub-14, duas atletas locais subiram no pódio: Beatriz Alves da Silva (Academia Kami Dojo), na sub-14, menos de 40 kg, foi campeã e Ana Flávia Pereira (Yamato), categoria sub-14, peso menos de 35 quilos, foi bronze. Na sênior (mais de 21 anos), Gabriel Pereira Stankunas (formado na Yamato, mas representa a Sport Way/Piracicaba), mais de 60 kg, garantiu o terceiro lugar no kumitê equipe. 

No Sul-Americano, Jéssica sagrou-se campeã, Bárbara e Rafaela ficaram com as medalhas de prata, Rafael assegurou a terceira colocação. Aline não participou. Outros atletas de Praia Grande subiram no pódio também. Beatriz Alves, na sub-14, menos de 40 kg, foi ouro; Ana Flávia, na sub-14, peso menos de 35 quilos, foi bronze; Gabriel Pereira, sênior, mais de 60 kg, foi bronze. Já a carateca Dayane Silva Gomes (Gladiators), júnior, menos de 59 kg, terminou na sexta colocação.

Treinos – Os caratecas de Praia Grande treinam em cinco academias da Cidade. No Bairro Tupi, a equipe da Academia Gladiators tem comando do sensei Rodrigo Inácio. No Ocian, o grupo da Yamato Dojo é conduzido por Carolina Ramalho. No Samambaia, o time da Kami Dojo possui Ronaldo Rodrigues como mestre. No Boqueirão, o selecionado da Yoshimura Kyokai recebe orientação técnica do mestre Jorge Yoshimura. No Tupi, a turma da Seikan pertence ao técnico Márcio Papi. 

Há ainda, treinamentos públicos (gratuitos) disponibilizados pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) de Praia Grande por meio do professor Luiz Fernando de Almeida Antunes, faixa preta 3º Dan. As aulas ocorrem as segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 10h30, das 10h30 às 12h, no Ginásio do Bairro Sítio do Campo (Avenida Irmãos Adorno s/n); as segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 15h30, das 15h30 às 17h, no Conviver do Sítio do Campo (Rua Parque Leopoldo Vanderlini); as terças e quintas-feiras, das 9h às 10h30, 10h30 às12h, das 14h às 15h30, das 15h30 às 17h, no Ginásio da SEEL (Avenida Marcos Freire, 33.579 – Tupi).

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.