Praia Grande terá iluminação especial em pontos referenciais no ‘Maio Amarelo

Lâmpadas tradicionais serão trocadas por equipamentos em tom amarelado
18/4/2018

Durante todo o mês, pontos referenciais de Praia Grande receberão iluminação especial em alusão ao movimento mundial ‘Maio Amarelo – Ação Pela Vida’, iniciativa que faz referência à conscientização para a redução dos acidentes de trânsito. A ideia da campanha segue a mesma proposta dos bem sucedidos Outubro Rosa e Novembro Azul, que mobilizam a sociedade para refletir sobre o câncer de mama e de próstata, respectivamente. 

As luzes temáticas, na cor amarela, serão instaladas nos seguintes endereços: Palácio das Artes, a Praça da Maçonaria, os Viadutos Joaquim Augusto Ferreira Mourão e Waldemar José Mancini, além da Rotatória Parceria. Entre os dias 27 e 28 de abril, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) promoverá a troca das lâmpadas de vapor metálico pelas de vapor de sódio, em tom amarelado.

Ao longo do mês, novos trechos poderão contar também com a iluminação especial. No mesmo período, a Setran distribuirá laços amarelos, especialmente confeccionados para celebrar o mês referencial.

Iniciativas – Ainda em maio, ações de conscientização serão desenvolvidas: na primeira semana do mês, ocorrerão blitze educativas em diversos pontos da Cidade, com entrega de folders sobre as principais normas viárias. As principais abordagens serão em ciclovias, com orientações junto a ciclistas; na segunda semana, o mesmo material será distribuído nas bicicletarias; e na terceira semana será a vez da campanha ‘Bike Check-up’, quando a população poderá fazer gratuitamente uma revisão em suas bicicletas em comércios parceiros da ação, com verificação de itens de segurança como freios e correntes. 
Na última semana, será lançada a segunda edição do Concurso Cultural de Vídeos, que esse ano tem como título “Segurança no trânsito se faz com cada um em seu lugar”.

O concurso é voltado a estudantes do ensino fundamental, que produzirão vídeos inéditos, com duração de 60 a 90 segundos, que deverão abordar a temática da segurança viária do ciclista. A intenção é que os alunos produzam os materiais nos meses seguintes (entre junho e julho). A seleção dos melhores materiais será feita em agosto. Os vídeos vencedores do concurso serão revelados durante a Semana Nacional de Trânsito, em 24 de setembro. 

O regulamento da ação será divulgado nas próximas semanas no site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br).

Maio Amarelo – O movimento mundial de conscientização Maio Amarelo teve início em 2014 e a cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. O trabalho segue preceitos da Década de Ações para a Segurança no Trânsito, criado em 2011 pela ONU, e da Semana Mundial de Segurança do Pedestre (conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela, vítima fatal de acidente de trânsito na África do Sul em 2010, aos 13 anos).

Seu comentário é importante!