fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Equipe do Canil da GCM resgata cão de dentro de canal

Equipe do Canil da GCM resgata cão de dentro de canal

O cachorro parecia assustado mas não sofreu nenhum ferimento
16/4/2018

Um cachorro foi resgatado por uma equipe do Canil, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, na tarde de domingo (15), de dentro do canal que fica às margens da Avenida Ministro Marcos Freire, Tupiri. Sem ferimentos, mas bastante agitado, o cão “posou” para a foto com seus heróis e depois saiu correndo pelas ruas do bairro.

De acordo com o inspetor do Canil, Erlei Lopes de Carvalho, a equipe estava em um patrulhamento pelo bairro quando um motorista de ônibus a abordou, contando que havia visto o cachorro dentro do canal, preso a algumas folhagens. “Se não fosse o motorista ter visto de dentro do ônibus, que é mais alto, talvez o cachorro ficasse ali muito tempo, pois a visualização pra quem passava de carro ou a pé era mais difícil”.

Com uma corda usada nos treinamentos, chamada de cabo de lançamento, os guardas conseguiram descer pela margem do canal e resgatar o cão. “A equipe contou que ele estava preso às folhagens, evitando que se machucasse, e que de certa forma isso ajudava no trabalho de resgate”. A equipe não conseguiu apurar como o cachorro foi parar dentro do canal.

Após o resgate, a equipe teve tempo apenas de verificar que o cão não apresentava ferimentos e de tirar uma foto. “Depois, ele saiu correndo por uma das ruas do bairro. Acreditamos que ele viva por ali e tenha voltado pra casa”.

Atuação – O Canil da GCM de Praia Grande tem por finalidade possibilitar a complementação de ações e operações de segurança pública e proteção de bens, serviços e instalações do Município com emprego de cães, atuando mediante planejamento próprio, isoladamente ou em apoio às outras unidades da corporação. 

Foi regulamentado por lei em 2007, mas atua desde 2004. Os guardas responsáveis pela condução dos animais participam de diversos cursos, entre eles os de cinofilia (cuidados na criação de cães) e cinotecnia (estudo da anatomia, comportamento, psicologia, fisiologia dos cães). Atualmente, 11 cães integram o grupamento.

Além do patrulhamento preventivo e ostensivo, o Canil participa de atividades educacionais e sociais, como as visitas em escolas com apresentação de show dog (adestramento) e a instituições beneficentes.

Em breve, a equipe passará a contar com uma nova sede, localizada na Área de Lazer ÉzioDal’Ácqua, conhecida como Portinho, onde contará com área administrativa e terá recepção, sala de reuniões, vestiários, cozinha, banheiros, depósito de materiais e área de serviço. No local, além das 13 baias para os animais, destacam-se ainda a área de treinamento, com 75 m² e a enfermaria veterinária, que dará ao local auto-suficiência no atendimento especializado voltado para a saúde dos animais.

Administração

Na nossa praia você é o DESTAQUE!

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: