Praia Grande amplia Programa de Saúde da Família

As últimas quatro UBSs passam a operar como Usafas
12/4/2018

Das 27 unidades de Saúde de Atenção Básica de Praia Grande, as últimas quatro UBS (Boqueirão, Tupi, Mirim e Aviação) estão sendo adaptadas para se transformar em Usafas- Unidades de Saúde da Família. O município faz parte do Programa de Saúde da Família desde 2001, sendo o primeiro da Baixada Santista a aderir. 

“Cada uma dessas unidades terá de 2 a 5 equipes de Saúde da Família, dependendo da quantidade de pacientes. Essas equipes são compostas por médico da família e enfermeiro”, explica o secretário de Saúde Pública (Sesap) da Cidade, Cleber Suckow Nogueira.

O médico de família é um profissional especializado e preparado para atender desde a criança até o idoso, passando, inclusive, pelas mulheres e gestantes. “Esse profissional está apto para atender todos esses públicos, a fazer pré-natal, por exemplo. E, claro, vai encaminhar o paciente para o especialista caso seja necessário”, disse Nogueira.

O subsecretário de Assuntos Técnicos e médico de família, Rodrigo França, comenta que as equipes do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) que são compostas por ginecologista, pediatra, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e assistente social, continuarão atendendo os pacientes nas unidades através de agendamento, conforme o encaminhamento do médico da família.

“Com este modelo, a Cidade consegue contratar mais médicos e outros profissionais da área através do recebimento de verba do Programa de Saúde da Família, do Ministério da Saúde”, explica o subsecretário de Assuntos Técnicos.

França comenta ainda que o modelo encontra uma certa resistência por parte dos pacientes dessas quatro unidades que estão sendo adaptadas. “Assim como aconteceu com as outras unidades que já são Usafas, aos poucos os pacientes vão perceber que não estão perdendo absolutamente nada, pelo contrário, estão ganhando mais equipes médicas e vão continuar sendo atendidos por especialistas, quando necessário”. 

Os pacientes que já são atendidos nas Usafas elogiam o Programa de Saúde da Família. “A qualidade do atendimento melhorou. Antes a gente esperava mais tempo por uma consulta, hoje tem mais médicos trabalhando e toda vez que eu passo é com o mesmo doutor, então ele já me conhece e sabe da minha história”, comenta o paciente da Usafa Tupi, Antonio Roberto Pereira, aposentado.

Para Dalila Silva Cardoso, auxiliar de escritório, o Programa de Saúde da Família também é positivo. “Eu passei várias vezes aqui na Usafa e quando precisei de um ginecologista, eu tive também, sem problema nenhum”, disse.

Saúde da Família – O setor de Atenção Básica de Praia Grande dispõe de 27 unidades: 23 Usafas (Unidades de Saúde da Família) e 4 UBS em fase de transição para Usafa, além de 9 Academias da Saúde. Somente nos últimos dois anos, a Cidade ganhou sete novas Usafas.

As ótimas condições estruturais das unidades propiciam para os pacientes e profissionais maios conforto. A Cidade tem mais de 70 equipes do Programa Saúde da Família e cobre 100% da população.

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close