Canil da Guarda Civil Municipal de Praia Grande terá sede no Portinho

Equipamento faz parte das obras de revitalização do local
4/4/2018
 

A Guarda Civil Municipal de Praia Grande (GCM) em breve contará com um novo e importante equipamento: está sendo construído na Área de Lazer ÉzioDal’Lacqua, o popular Portinho, o Canil Municipal. A obra faz parte do projeto de revitalização do local. A unidade está localizada junto ao futuro portal de entrada, na rua Paulo Sérgio Garcia. Ocupando terreno com 350 m², o imóvel terá cerca de 280 m² de área construída subdividida em setor administrativo e a área do canil.

A área administrativa terá recepção, sala de reuniões, vestiários, cozinha, banheiros, depósito de materiais e área de serviço. No canil, além das 13 baias para os animais, destacam-se ainda a área de treinamento, com 75 m² e a enfermaria veterinária, que dará ao local auto-suficiência no atendimento especializado voltado para a saúde dos animais.

De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública, José Américo Franco Peixoto, além de melhores condições de trabalho aos integrantes do grupamento, a obra beneficiará também a população. “Ainda temos problemas com o uso indevido deste espaço de lazer. O Município ganha com a obra porque inclusive a segurança no local ficará reforçada”. O secretário afirmou ainda que o Grupamento Ambiental também ficará instalado nesta base.

Revitalização – A revitalização da Área de Lazer Ézio Dall’Acqua prevê a realização de outras obras, além do canil municipal. O quase centenário paredão de pedra, de frente para o Mar Pequeno, conhecido por todos que fazem dali um ponto de pesca, vai ganhar um Deck. “O Portinho agrega diversos tipos de lazer, que vão desde a prática de tênis, futebol, basquete, vôlei até motocross, mas tudo começou com a pesca amadora. O deck trará mais conforto e comodidade. Terá 73 metros de extensão e 5 metros de largura. Será todo confeccionado com madeiramento ecológico plástico. A ação não causa qualquer dano ao local. Muito pelo contrário, dará a ele uma melhor estrutura, mais segurança para todos quando estiverem pescando, além de ser um belo local para observação e/ou fotos”, disse a titular da Secretaria de Obras Pública de Praia Grande.

Para quem gosta de usufruir dos quiosques para reunir a família ou amigos e/ou fazer um churrasco, mais uma boa notícia: com a revitalização, o local ganhará 7 novos equipamentos, no mesmo padrão dos 25 já existentes (5m x 5m), com cobertura, churrasqueira e mesa no centro. No acesso ao local, outra novidade é que a antiga guarita foi demolida e um moderno posto de controle da Guarda Civil Municipal (370 m²) está sendo construído.

O Portinho ganhará também um portal de entrada com 7 metros de altura, revestido por porcelanato imitando madeira e placas de alumínio. A via de acesso passará por serviços, recebendo pavimentação em intertravados de concreto a partir do ponto da antiga guarita, integrando-se ao trecho que já tem este tipo de pavimento. “Tenho certeza que os frequentadores gostarão das mudanças. A revitalização melhorará não só a estrutura física do local, como também paisagística, desde o acesso até o novo píer. O Portinho ficará ainda melhor para receber a todos os visitantes”, finalizou a secretária.

Portinho – Situada próximo da entrada da Cidade, a Área de Lazer ÉzioDall’Acqua, mais conhecida como Portinho, é um grande complexo com cerca de 41 mil m², totalmente dedicado ao encontro e diversão em família. Quiosques, churrasqueiras, playground, píer de pesca, aluguel de barcos, quadras poliesportivas, restaurantes, lanchonete, tudo em contato com a natureza, às margens do Mar Pequeno. Além dos equipamentos esportivos e de lazer, a Secretaria de Educação mantém ainda uma Escola Ambiental no local, com um Museu Ambiental, com espécimes típicos do mangue, que habitam o entorno do Portinho. A entrada é gratuita.

Um comentário em “Canil da Guarda Civil Municipal de Praia Grande terá sede no Portinho

  1. Marta Schilling 27/01/2019 — 19:04

    Olá,
    Gostaria de saber se o canil da guarda civil municipal de praia grande já está ativa, pois gostaria muito de passear com meu cachorro, mas não encontro um lugar em toda Praia Grande onde ele não possa ser roubado.

    Muito obrigada pela atenção,

    Marta

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close